O material didático carioca na perspectiva dos professores: concepções em uso
Resumo
Este artigo visa a analisar as concepções de linguagem, ensinagem e material didático que são
relacionadas aos usos do Material Didático Carioca – em específico os de Língua Portuguesa
utilizados no ensino fundamental II -, recurso adotado pela rede municipal de ensino do Rio de
Janeiro – maior rede pública de ensino da América Latina, partindo da investigação dos
discursos construídos por duas professoras de Língua Portuguesa da rede quanto a esse
instrumento que se apresenta como materialização de uma política pública curricular. Após a
apresentação de um breve histórico do ensino de Língua Portuguesa (SILVA; CYRANKA,
2009; LIMA, 1985) e do material didático (OTA, 2009; TAGLIANI, 2011; BUNZEN, 2011)
em nosso país, exponho a fundamentação teórica e a metodologia adotadas para então
desenvolver a análise dos excertos selecionados. Para tanto, foi escolhido como paradigma a
pesquisa qualitativo-interpretativista (DEZIN; LINCOLN, 2006; MOITA LOPES, 1994),
usando para geração de dados a entrevista aberta com grupo focal com duas professoras de uma
escola da rede municipal localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro, oportunizando maior
subjetividade a discussão e um processo mais natural de geração de dados. Os dados gerados
foram analisados a partir dos pressupostos da Análise Dialógica do Discurso (BRAIT, 2010;
SOBRAL; GIACOMELLI, 2016), adotando, portanto, a concepção de discurso do Círculo de
Bakhtin (BAKHTIN, 2016; VOLOCHINOV, 2017; WEEDWOOD, 2002). Por fim, nas
considerações finais, aponto os principais resultados, principalmente, quanto as práticas e
concepções, identificadas nos discursos das professoras, que evidenciam um embate discursivo
entre percepções próprias das docentes e os pressupostos teórico-metodológicos apresentados
nos discursos oficiais e na proposta curricular da rede. Apresento, por fim, encaminhamentos
da pesquisa realizada, focando na demanda de um olhar atento aos documentos reguladores,
quem são essas professoras e qual ensino de língua é desejado por elas.
