Trabalhos de Conclusão de Cursos
Browse by
.
Sub-communities within this community
Recent Submissions
-
As Rodas Culturais antes e durante a Pandemia: Como instrumento de negociação da cidadania para jovens periféricos em Duque de Caxias
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2022)Duque de Caxias, mesmo diante da constante ênfase acerca de seus aspectos negativos, dada pela mídia e absorvida pelo senso comum, vem se mostrando como uma das regiões mais férteis no âmbito da cultura, pois em ... -
A Representatividade da Mulher Negra na fotografia de Paulo Santos
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2022)O presente trabalho acadêmico propõe uma reflexão e apresenta fotografias das mulheres negras da Baixada Fluminense por meio do olhar do fotógrafo Paulo Santos em sua exposição intitulada Ilustres e Anônimas, ... -
Memorial Descritivo: Plano de aula afetivo e antirracista para alunos do 3º ano do ensino médio do Colégio Danielle Mattos no bairro Rio das Pedras, Rio de Janeiro
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2021)Este Memorial Descritivo apresenta o processo de elaboração e aplicação de um plano de aula, pautado em uma linguagem de afeto e antirracista, desenvolvida no Colégio Danielle Mattos, na turma do 3º ano do ensino médio, ... -
Aprendizagem baseada em projetos: Relato de experiência em uma turma de ensino fundamental II
(2023)RESUMO Este trabalho tem como objetivo narrar uma experiência sobre a aplicação da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) para uma turma de 8º ano do ensino fundamental de uma escola pública do Município de Pinheiral - ... -
Uma proposta de criação de uma horta escolar urbana: um diálogo entre perspectivas ameríndias, agroecologia e arte educação
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2022)Visando aproximar, dentro da realidade cotidiana, os saberes ancestrais da terra a partir de uma prática artístico pedagógica em um espaço escolar, o presente trabalho apresenta a sua proposta pautado em visões ameríndias ... -
Implementação de um jardim sensorial no IFRJ campus Pinheiral como ambiente inclusivo e de ensino não formal de Ciências e Biologia
(IFRJ - CAMPUS PINHEIRAL, 2023)RESUMO No Instituto Federal do Rio de Janeiro campus Pinheiral (IFRJ CPIN) são realizadas atividades mobilizadoras socioculturais visando uma relação transformadora e integradora entre a instituição de ensino e a ... -
CONTO DOS ANIMAIS: História de animais do Zoológico Municipal de Volta Redonda como ferramenta de educação ambiental
(IFRJ - CAMPUS PINHEIRAL, 2023)RESUMO A exposição de animais tem uma longa história em vários contextos sociais, inicialmente centrada na utilidade, demonstrando poder ou entretenimento. Contudo, a partir da segunda metade do século XX, os zoológicos ... -
Educação Ambiental do macro ao micro por meio de um Jardim Sensorial: Do período de pandemia às atividades presenciais.
(IFRJ - CAMPUS PINHEIRAL, 2023)RESUMO Devido ao fechamento das instituições de ensino presenciais, decorrente do distanciamento social ocasionado pela pandemia da covid 19, adaptação para o processo de ensino e aprendizagem, como as Atividades ... -
O processo de ensino e aprendizagem da disciplina de biologia com base na perspectiva de alunos com deficiência auditiva no município de Volta Redonda
(IFRJ - CAMPUS PINHEIRAL, 2023)RESUMO A educação inclusiva de alunos surdos é um processo que busca proporcionar oportunidades educacionais equitativas e acessíveis a todos, independentemente de suas habilidades auditivas. O objetivo principal é integrar ... -
Efeito BTS: Uma investigação sobre a Hallyu e a indústria cultural coreana
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)Após a libertação de seus invasores e a divisão da península coreana em dois pólos, a Coréia do Sul tem se posicionado estrategicamente em escala global no que diz respeito às relações internacionais e à economia. ... -
Memorial descritivo - Sawubona: Identidade e representatividade negra
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)Este memorial descritivo apresenta detalhadamente os processos de construção da marca SAWUBONA a partir de pesquisas relacionadas à representatividade negra, objetivando assim o despertar de reflexões sobre a mulher negra ... -
JOGO DIDÁTICO COMO FACILITADOR DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CITOLOGIA
(IFRJ - CAMPUS PINHEIRAL, 2025)Resumo O ensino de Ciências Biológicas, especialmente em Citologia, enfrenta desafios à abstração de conceitos e à falta de engajamento dos estudantes. Os jogos didáticos surgem como uma alternativa promissora para tornar ... -
ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL DO MACACO-PREGO (Sapajus sp.) NO ZOOLÓGICO MUNICIPAL DE VOLTA REDONDA: UMA CARTILHA EDUCATIVA.
(IFRJ - CAMPUS PINHEIRAL, 2025)RESUMO O macaco-prego, um primata neotropical da família Cebidae, destaca-se por sua inteligência e adaptabilidade, apresentando características como a diferença de tamanho entre machos e fêmeas e uma dieta composta ... -
DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DE BIOLOGIA: LACUNAS CURRICULARES E FORMAÇÃO DOCENTE
(IFRJ - CAMPUS PINHEIRAL, 2025)RESUMO A inclusão escolar é um desafio que vai além da sala de aula, sendo frequentemente limitada pela falta de recursos e formação adequada dos professores. Durante o estágio em Biologia, observou-se uma discrepância ... -
Análises Microbiológicas do Leite Cru como Ferramenta Didática Interdisciplinar no Curso Técnico em Agroindústria Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Rio de Janeiro – Campus Pinheiral.
(IFRJ - CAMPUS PINHEIRAL, 2025)RESUMO O ensino de microbiologia apresenta desafios, especialmente quando se busca contextualizar os conteúdos teóricos de maneira prática, fazendo com que muitos alunos enfrentem dificuldades em compreender conceitos ... -
Narrativas visuais do universo caipira
(2023)O produto cultural consiste no desenvolvimento de uma exposição fotográfica virtual, individual e de minha autoria, que tem como temática a cultura rural e, em particular, o universo das culturas tradicionais do homem ... -
Produção de fã: Tudo e muito mais...
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2022)A produção de fã é o tema central deste trabalho que buscou, a partir da ideia de produção cultural, organizar e apresentar um entendimento mais científico e transparente sobre o que é a produção de fã, como ela se conecta ... -
Avifauna do IFRJ Campus Pinheiral como Ferramenta Educacional
(IFRJ - CAMPUS PINHEIRAL, 2025)O Brasil possui ocorrência de 1.971 espécies de aves, porém 256 espécies estão ameaçadas de extinção. As principais ameaças às aves são o desmatamento e a fragmentação de habitats procedentes de atividades antrópicas. No ... -
Cinema, Mercado e Representação Feminina: distribuição cinematográfica e a iniciativa do Selo Elas
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)O presente trabalho propõe uma análise da distribuição de filmes brasileiros e da participação feminina no audiovisual. O objetivo foi descrever as relações entre cinema e mercado, com ênfase na trajetória dos filmes com ... -
O que pode o corpo do estudante de Ensino Fundamental II? - um elogio a uma escolarização corporificada
(IFRJ - CAMPUS NILÓPOLIS, 2023)No presente trabalho, assume-se uma postura em defesa da importância de se considerar a corporeidade dos estudantes ao longo de seu processo de escolarização - mais especificamente, dos estudantes do segundo segmento ...