• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Panorama do curso técnico de enfermagem na rede federal de educação profisisonal e tecnológica no Brasil: uma análise dimensional.

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação - Thalia Domingos (4.516Mb)
Data
2025
Autor
Domingos, Thalia Oliveira
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O curso Técnico de Enfermagem tem como eixo tecnológico, ambiente e saúde, possuindo carga horária mínima de mil e duzentas (1.200) horas, com duração média de dois anos e meio. Podendo haver estágio curricular supervisionado obrigatório de acordo com as normas e legislações específicas para além da carga horária mínima estabelecida. O curso pode ser ofertado na modalidade de Educação a Distância (EaD) com 50% de atividades presenciais. Historicamente, a enfermagem foi considerada uma profissão não vinculada a ciência, ou seja, o seu saber prático era ligado a práticas de cuidados domésticos voltados para os doentes e as crianças, com atividades como higiene do local, realização de curativo e troca de roupa de cama. Levando em consideração a função principal do Técnico de Enfermagem que é o cuidado, pensar a sua formação como um curso que não se limita a aprendizagem aligeirada de uma técnica de cuidado meramente, tornar-se uma necessidade. Objetivo: contribuir para o melhor conhecimento sobre a oferta, a distribuição, a concepção pedagógica e itinerário de formação do curso Técnico de Enfermagem na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica no Brasil. Metodologia: Foi um estudo quantitativo-qualitativo, exploratório, de caráter descritivo, de natureza aplicada. A primeira etapa da pesquisa consistiu no levantamento sobre a oferta e distribuição do curso técnico de enfermagem no Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC). O objetivo da metodologia visou buscar e identificar os docentes do curso Técnico de enfermagem dos Institutos Federais, estabelecer um contato através do e-mail ou rede social a fim de um aplicar um instrumento que foi um questionário semiestruturado na plataforma Google Forms. Esse instrumento buscou abordar aspectos presentes no catálogo nacional de cursos técnicos e verificar com os participantes informações cruciais sobre os discentes. Com o questionário foi possível compreender a concepção pedagógica e o itinerário formativo do curso Técnico de Enfermagem, a fim de trazer maior concretude e robustez a pesquisa. A etapa correspondente ao produto foi dividida nos tópicos que tratam a respeito da descrição e exposição dos conceitos do produto; a elaboração e as expectativas acerca deste; a avaliação que consiste em como será utilizado e apresentado aos sujeitos e sua contribuição com referenciais teóricos que darão a base para o produto educacional. Foi possível compreender que a região Sudeste concentra a maior parte da oferta e distribuição dos cursos Técnicos em Enfermagem na rede de EPT, demonstrando uma desigualdade regional com um número reduzido na região Centro-Oeste.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1556
Collections
  • Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV