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dc.date.accessioned2025-08-25T14:55:10Z
dc.date.available2025-08-25T14:55:10Z
dc.date.issued2025
dc.identifier.citationDOMINGOS, Thalia Oliveira. Panorama do curso técnico de enfermagem na rede federal de educação profisisonal e tecnológica no Brasil: uma análise dimensional. 101f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal do Rio de Janeiro, Mesquita, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1556
dc.description.abstractO curso Técnico de Enfermagem tem como eixo tecnológico, ambiente e saúde, possuindo carga horária mínima de mil e duzentas (1.200) horas, com duração média de dois anos e meio. Podendo haver estágio curricular supervisionado obrigatório de acordo com as normas e legislações específicas para além da carga horária mínima estabelecida. O curso pode ser ofertado na modalidade de Educação a Distância (EaD) com 50% de atividades presenciais. Historicamente, a enfermagem foi considerada uma profissão não vinculada a ciência, ou seja, o seu saber prático era ligado a práticas de cuidados domésticos voltados para os doentes e as crianças, com atividades como higiene do local, realização de curativo e troca de roupa de cama. Levando em consideração a função principal do Técnico de Enfermagem que é o cuidado, pensar a sua formação como um curso que não se limita a aprendizagem aligeirada de uma técnica de cuidado meramente, tornar-se uma necessidade. Objetivo: contribuir para o melhor conhecimento sobre a oferta, a distribuição, a concepção pedagógica e itinerário de formação do curso Técnico de Enfermagem na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica no Brasil. Metodologia: Foi um estudo quantitativo-qualitativo, exploratório, de caráter descritivo, de natureza aplicada. A primeira etapa da pesquisa consistiu no levantamento sobre a oferta e distribuição do curso técnico de enfermagem no Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (SISTEC). O objetivo da metodologia visou buscar e identificar os docentes do curso Técnico de enfermagem dos Institutos Federais, estabelecer um contato através do e-mail ou rede social a fim de um aplicar um instrumento que foi um questionário semiestruturado na plataforma Google Forms. Esse instrumento buscou abordar aspectos presentes no catálogo nacional de cursos técnicos e verificar com os participantes informações cruciais sobre os discentes. Com o questionário foi possível compreender a concepção pedagógica e o itinerário formativo do curso Técnico de Enfermagem, a fim de trazer maior concretude e robustez a pesquisa. A etapa correspondente ao produto foi dividida nos tópicos que tratam a respeito da descrição e exposição dos conceitos do produto; a elaboração e as expectativas acerca deste; a avaliação que consiste em como será utilizado e apresentado aos sujeitos e sua contribuição com referenciais teóricos que darão a base para o produto educacional. Foi possível compreender que a região Sudeste concentra a maior parte da oferta e distribuição dos cursos Técnicos em Enfermagem na rede de EPT, demonstrando uma desigualdade regional com um número reduzido na região Centro-Oeste.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS MESQUITApt_BR
dc.subjectEducação Profissional;pt_BR
dc.subjectTécnico de enfermagem;pt_BR
dc.subjectDistribuição geográfica;pt_BR
dc.titlePanorama do curso técnico de enfermagem na rede federal de educação profisisonal e tecnológica no Brasil: uma análise dimensional.pt_BR
dc.contributor.authorDomingos, Thalia Oliveira
dc.typedissertaçãopt_BR


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