Panorama do curso técnico de enfermagem na rede federal de educação profisisonal e tecnológica no Brasil: uma análise dimensional.
Abstract
O curso Técnico de Enfermagem tem como eixo tecnológico, ambiente e saúde,
possuindo carga horária mínima de mil e duzentas (1.200) horas, com duração
média de dois anos e meio. Podendo haver estágio curricular supervisionado
obrigatório de acordo com as normas e legislações específicas para além da carga
horária mínima estabelecida. O curso pode ser ofertado na modalidade de Educação
a Distância (EaD) com 50% de atividades presenciais. Historicamente, a
enfermagem foi considerada uma profissão não vinculada a ciência, ou seja, o seu
saber prático era ligado a práticas de cuidados domésticos voltados para os doentes
e as crianças, com atividades como higiene do local, realização de curativo e troca
de roupa de cama. Levando em consideração a função principal do Técnico de
Enfermagem que é o cuidado, pensar a sua formação como um curso que não se
limita a aprendizagem aligeirada de uma técnica de cuidado meramente, tornar-se
uma necessidade. Objetivo: contribuir para o melhor conhecimento sobre a oferta, a
distribuição, a concepção pedagógica e itinerário de formação do curso Técnico de
Enfermagem na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica no Brasil.
Metodologia: Foi um estudo quantitativo-qualitativo, exploratório, de caráter
descritivo, de natureza aplicada. A primeira etapa da pesquisa consistiu no
levantamento sobre a oferta e distribuição do curso técnico de enfermagem no
Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica
(SISTEC). O objetivo da metodologia visou buscar e identificar os docentes do curso
Técnico de enfermagem dos Institutos Federais, estabelecer um contato através do
e-mail ou rede social a fim de um aplicar um instrumento que foi um questionário
semiestruturado na plataforma Google Forms. Esse instrumento buscou abordar
aspectos presentes no catálogo nacional de cursos técnicos e verificar com os
participantes informações cruciais sobre os discentes. Com o questionário foi
possível compreender a concepção pedagógica e o itinerário formativo do curso
Técnico de Enfermagem, a fim de trazer maior concretude e robustez a pesquisa. A
etapa correspondente ao produto foi dividida nos tópicos que tratam a respeito da
descrição e exposição dos conceitos do produto; a elaboração e as expectativas
acerca deste; a avaliação que consiste em como será utilizado e apresentado aos
sujeitos e sua contribuição com referenciais teóricos que darão a base para o
produto educacional. Foi possível compreender que a região Sudeste concentra a
maior parte da oferta e distribuição dos cursos Técnicos em Enfermagem na rede de
EPT, demonstrando uma desigualdade regional com um número reduzido na região
Centro-Oeste.