Role Playing Game (RPG) na educação profissional: uma prática educativa para a formação com foco no mundo do trabalho.
Resumen
Diante das complexas relações sociais do século XXI, moldadas pelo sistema
capitalista, esta pesquisa buscou contribuir para a trajetória social de alunos da
Educação Profissional e Tecnológica (EPT), abordando os conceitos de formação
humana e mundo do trabalho. O estudo desenvolveu e aplicou um jogo de mesa no
formato de Role Playing Game (RPG) como recurso pedagógico, problematizando
temas como responsabilidade social, saúde mental, inovação, tecnologia, cultura,
ética, inclusão e diversidade. A prática educativa proposta teve como objetivo
contribuir para a formação integral de alunos do curso técnico subsequente em
Administração. A pesquisa foi realizada com estudantes da disciplina de Gestão da
Produção, Materiais e Logística, no IFRJ – Campus São João de Meriti, e avaliada por
meio de questionários com perguntas abertas e fechadas. A fundamentação teórica
baseou-se em autores como Johan Huizinga (2001), Daniil Elkonin (2009) e Marc
Prensky (2012), que defendem o potencial dos jogos para além do entretenimento. A
pesquisa adota uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada e exploratória,
utilizando métodos mistos e análise de conteúdo com base em Moraes (1999). Os
resultados mostraram que o jogo foi considerado eficaz para estimular, com maior
engajamento, reflexões sobre o ser humano e sua relação com o ambiente de
trabalho. A pesquisa ressalta o potencial das práticas educativas lúdicas em
enriquecer as experiências de aprendizado e alinhá-las à realidade social dos
estudantes, reforçando as bases da formação humana no contexto da EPT.