Mostrar registro simples

dc.date.accessioned2025-08-25T14:29:34Z
dc.date.available2025-08-25T14:29:34Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationFREIRE, Ohana Lobo. Role Playing Game (RPG) na educação profissional: uma prática educativa para a formação com foco no mundo do trabalho. 114f. Dissertação (Mestrado em Educaçao Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal do Rio de Janeiro, Mesquita, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1553
dc.description.abstractDiante das complexas relações sociais do século XXI, moldadas pelo sistema capitalista, esta pesquisa buscou contribuir para a trajetória social de alunos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), abordando os conceitos de formação humana e mundo do trabalho. O estudo desenvolveu e aplicou um jogo de mesa no formato de Role Playing Game (RPG) como recurso pedagógico, problematizando temas como responsabilidade social, saúde mental, inovação, tecnologia, cultura, ética, inclusão e diversidade. A prática educativa proposta teve como objetivo contribuir para a formação integral de alunos do curso técnico subsequente em Administração. A pesquisa foi realizada com estudantes da disciplina de Gestão da Produção, Materiais e Logística, no IFRJ – Campus São João de Meriti, e avaliada por meio de questionários com perguntas abertas e fechadas. A fundamentação teórica baseou-se em autores como Johan Huizinga (2001), Daniil Elkonin (2009) e Marc Prensky (2012), que defendem o potencial dos jogos para além do entretenimento. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada e exploratória, utilizando métodos mistos e análise de conteúdo com base em Moraes (1999). Os resultados mostraram que o jogo foi considerado eficaz para estimular, com maior engajamento, reflexões sobre o ser humano e sua relação com o ambiente de trabalho. A pesquisa ressalta o potencial das práticas educativas lúdicas em enriquecer as experiências de aprendizado e alinhá-las à realidade social dos estudantes, reforçando as bases da formação humana no contexto da EPT.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS MESQUITApt_BR
dc.subjectEducação Profissional;pt_BR
dc.subjectFormação integral;pt_BR
dc.subjectJogos de mesa;pt_BR
dc.titleRole Playing Game (RPG) na educação profissional: uma prática educativa para a formação com foco no mundo do trabalho.pt_BR
dc.contributor.authorFreire, Ohana Lobo
dc.typedissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples