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Role Playing Game (RPG) na educação profissional: uma prática educativa para a formação com foco no mundo do trabalho.

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Dissertação - Ohana Lobo Freire (2.482Mb)
Fecha
2023
Autor
Freire, Ohana Lobo
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Resumen
Diante das complexas relações sociais do século XXI, moldadas pelo sistema capitalista, esta pesquisa buscou contribuir para a trajetória social de alunos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), abordando os conceitos de formação humana e mundo do trabalho. O estudo desenvolveu e aplicou um jogo de mesa no formato de Role Playing Game (RPG) como recurso pedagógico, problematizando temas como responsabilidade social, saúde mental, inovação, tecnologia, cultura, ética, inclusão e diversidade. A prática educativa proposta teve como objetivo contribuir para a formação integral de alunos do curso técnico subsequente em Administração. A pesquisa foi realizada com estudantes da disciplina de Gestão da Produção, Materiais e Logística, no IFRJ – Campus São João de Meriti, e avaliada por meio de questionários com perguntas abertas e fechadas. A fundamentação teórica baseou-se em autores como Johan Huizinga (2001), Daniil Elkonin (2009) e Marc Prensky (2012), que defendem o potencial dos jogos para além do entretenimento. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, de natureza aplicada e exploratória, utilizando métodos mistos e análise de conteúdo com base em Moraes (1999). Os resultados mostraram que o jogo foi considerado eficaz para estimular, com maior engajamento, reflexões sobre o ser humano e sua relação com o ambiente de trabalho. A pesquisa ressalta o potencial das práticas educativas lúdicas em enriquecer as experiências de aprendizado e alinhá-las à realidade social dos estudantes, reforçando as bases da formação humana no contexto da EPT.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1553
Colecciones
  • Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica

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