• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A química dos gostos: o uso de uma oficina temática para contextualizar as propriedades bioquímicas e físico-químicas de substâncias junto a alunos do Ensino Médio.

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Acotirene Carvalho dos Santos_TCC PDF-A (2.545Mb)
Data
2017
Autor
Santos, Acotirene Carvalho dos
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A pesquisa envolvendo o Ensino da Química tem revelado formas alternativas, interessantes e viáveis para o processo de ensino e aprendizagem. Estas, quando utilizadas adequadamente, podem esclarecer conteúdos de forma contextualizada e/ou multidisciplinar, promovendo melhor eficácia. Diante disto, o presente projeto teve com proposta o desenvolvimento de uma oficina temática tendo como foco os “Gostos dos alimentos”, e cujo principal objetivo foi trabalhar as propriedades físico-químicas de algumas substâncias encontradas nos alimentos. A ideia central foi explorar o sentido paladar, sua percepção a partir dos gostos doce, salgado, amargo, azedo e umami, e abordar propriedades físico-químicas como solubilidade, geometria molecular, polaridade e interações intermoleculares das substâncias envolvidas. A relevância do projeto está associada à possibilidade de integração de conteúdos normalmente tratados de forma desconectada, além de promover sua contextualização, já que os gostos estão intimamente associados à alimentação e são utilizados estrategicamente pelas indústrias de alimentos para atrair o consumidor. Na literatura, diversos autores divergem quanto existência de quimiorreceptores em regiões específicas da língua, comumente associados a um mapeamento. Esta discussão serviu de ponto de partida para a exploração da temática, sendo utilizado o próprio refeitório das escolas envolvidas no projeto, e ingredientes simples como: sal, açúcar, café solúvel, limão e realçador de sabor de carnes. A oficina foi trabalhada em duas turmas de Ensino Médio/Técnico do Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Rio de Janeiro, campus Duque de Caxias. Como resultado do projeto, obtivemos uma divisão de opiniões sobre a veracidade do mapa da língua, apesar da pesquisa realizada junto a um questionário, ter revelado que a maioria dos estudantes relacionou a sensação dos gostos pesquisados a mais de uma região da língua. Os estudantes também conseguiram relacionar a relevância do estudo das propriedades físico-químicas das substâncias associado ao tema, além de terem apreciado a dinâmica fora do ambiente de sala de aula.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1523
Collections
  • Ciências Exatas e da Terra

Itens relacionados

Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.

  • Racismo Ambiental no Ensino de Química: Produção de recursos didáticos acessíveis para alunos com deficiência visual 

    Nascimento, Camila de Faria (IFRJ - CAMPUS DUQUE DE CAXIAS, 2023)
    A deficiência visual é aquela com maior predominância na população brasileira. Alunos com deficiência visual têm direito a uma educação inclusiva e para isso de fato acontecer, necessitam de infraestrutura escolar no que ...
  • A química verde na formação de professores: um estudo sobre as disciplinas de química e o PCK dos docentes do curso de licenciatura em química do IFRJ campus Duque de Caxias 

    Lopes, Jose Victor Pereira (2023-07-13)
    A Química Verde (QV) é uma área da Química que surge devido a necessidade de propostas de novas rotas reacionais menos agressivas ao ecossistema. O recente campo de ensino em QV se origina de modo a colaborar com a ...
  • Justiça ambiental e abordagens CTS: um diálogo possível: proposta de sequência didática para o ensino de química 

    Ferreira, Erica Maia (2023-07-11)
    O movimento por justiça ambiental busca promover a divisão igualitária dos danos ambientais, é importante que a temática seja discutida na educação básica. No entanto, analisando as publicações em revistas e eventos ...

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV