Mostrar registro simples

dc.date.accessioned2025-06-11T18:45:09Z
dc.date.available2025-06-11T18:45:09Z
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationAUGUSTO, Anderson Luiz Duarte. Uso de recurso audivisual como estratégia para promoção de cultura de prevenção contra incêndio e pânico no campus Arraial do Cabo do IFRJ. 150f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal do Rio de Janeiro, Mesquita, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1509
dc.description.abstractEsta pesquisa foi realizada no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e pressupõe a formação integral do indivíduo em suas várias dimensões, com uma perspectiva omnilateral que busca a compreensão do mundo do trabalho, com a inserção crítica e atuante das atividades desenvolvidas e produtivas. O estudo está atrelado à linha de pesquisa do ProfEPT relacionada à Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Ela dialoga com as bases conceituais da EPT, abrangendo educação, escola e o mundo do trabalho. As atividades foram desenvolvidas no escopo da área de ensino e pesquisa, na utilização de espaços não formais, com foco nas estratégias transversais e interdisciplinares, que possibilitam a formação integral e significativa, sustentados no trabalho como princípio educativo. Seu objetivo buscou contribuir para a melhoria das condições de segurança e prevenção contra incêndio e pânico no Campus Arraial do Cabo do IFRJ. A pesquisa seguiu uma abordagem metodológica mista (quali-quantitativa), permitindo a reflexão e avaliação dos participantes, enquanto agentes de transformação sobre sua própria segurança e de todo ambiente escolar. Esse método foi essencial para explorar as percepções iniciais dos participantes e os conhecimentos prévios que subsidiaram a criação de um recurso educacional na forma de vídeo, chamado ̳Cine Prevenção‘. A pesquisa foi organizada em etapas, para melhor elaboração, desenvolvimento e avaliação do produto educacional. Para a coleta de dados, foram aplicados questionários diagnóstico e avaliativo, que serviram tanto para a identificação das necessidades iniciais quanto para avaliar o impacto e a recepção do ―Cine Prevenção‖ após sua apresentação aos participantes. Além da fundamentação teórica e de instrumentos técnicos, entrelaçaram-se questões sobre prevenção contra incêndio e pânico e primeiros socorros. Foi necessário também o desenvolvimento do diagnóstico atual das condições de prevenção contra incêndio e pânico na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), especificamente na Região Sudeste, para compreensão das ações das unidades escolares. Esses dados podem ser utilizados como indicadores para futuras políticas públicas na área de prevenção e segurança em escolas ou mesmo na construção de legislações sobre prevenção contra incêndio e pânico. A análise dos resultados indicou que o produto educacional elaborado alcançou os objetivos esperados de capacitar e conscientizar sobre práticas de segurança. Todo estudo contribui para o fortalecimento de uma cultura prevencionista, atendendo às necessidades institucionais de segurança e oferecendo uma base para a continuidade e expansão do tema em outros contextos escolares. A pesquisa também destacou a importância da colaboração entre as instituições federais para fomentar uma rede de suporte e compartilhamento de boas práticas no ambiente escolar, consolidando uma resposta educativa às necessidades de segurança emergentes.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS MESQUITApt_BR
dc.subjectPrevenção;pt_BR
dc.subjectIncêndiopt_BR
dc.subjectPânico;pt_BR
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológica;pt_BR
dc.titleUso de recurso audivisual como estratégia para promoção de cultura de prevenção contra incêndio e pânico no campus Arraial do Cabo do IFRJ.pt_BR
dc.contributor.authorAugusto, Anderson Luiz Duarte
dc.typedissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples