Uso de recurso audivisual como estratégia para promoção de cultura de prevenção contra incêndio e pânico no campus Arraial do Cabo do IFRJ.
Resumen
Esta pesquisa foi realizada no Programa de Mestrado Profissional em Educação
Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e pressupõe a formação integral do indivíduo
em suas várias dimensões, com uma perspectiva omnilateral que busca a
compreensão do mundo do trabalho, com a inserção crítica e atuante das atividades
desenvolvidas e produtivas. O estudo está atrelado à linha de pesquisa do ProfEPT
relacionada à Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação
Profissional e Tecnológica (EPT). Ela dialoga com as bases conceituais da EPT,
abrangendo educação, escola e o mundo do trabalho. As atividades foram
desenvolvidas no escopo da área de ensino e pesquisa, na utilização de espaços
não formais, com foco nas estratégias transversais e interdisciplinares, que
possibilitam a formação integral e significativa, sustentados no trabalho como
princípio educativo. Seu objetivo buscou contribuir para a melhoria das condições de
segurança e prevenção contra incêndio e pânico no Campus Arraial do Cabo do
IFRJ. A pesquisa seguiu uma abordagem metodológica mista (quali-quantitativa),
permitindo a reflexão e avaliação dos participantes, enquanto agentes de
transformação sobre sua própria segurança e de todo ambiente escolar. Esse
método foi essencial para explorar as percepções iniciais dos participantes e os
conhecimentos prévios que subsidiaram a criação de um recurso educacional na
forma de vídeo, chamado ̳Cine Prevenção‘. A pesquisa foi organizada em etapas,
para melhor elaboração, desenvolvimento e avaliação do produto educacional. Para
a coleta de dados, foram aplicados questionários diagnóstico e avaliativo, que
serviram tanto para a identificação das necessidades iniciais quanto para avaliar o
impacto e a recepção do ―Cine Prevenção‖ após sua apresentação aos
participantes. Além da fundamentação teórica e de instrumentos técnicos,
entrelaçaram-se questões sobre prevenção contra incêndio e pânico e primeiros
socorros. Foi necessário também o desenvolvimento do diagnóstico atual das
condições de prevenção contra incêndio e pânico na Rede Federal de Educação
Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), especificamente na Região
Sudeste, para compreensão das ações das unidades escolares. Esses dados
podem ser utilizados como indicadores para futuras políticas públicas na área de
prevenção e segurança em escolas ou mesmo na construção de legislações sobre
prevenção contra incêndio e pânico. A análise dos resultados indicou que o produto
educacional elaborado alcançou os objetivos esperados de capacitar e conscientizar
sobre práticas de segurança. Todo estudo contribui para o fortalecimento de uma
cultura prevencionista, atendendo às necessidades institucionais de segurança e
oferecendo uma base para a continuidade e expansão do tema em outros contextos
escolares. A pesquisa também destacou a importância da colaboração entre as
instituições federais para fomentar uma rede de suporte e compartilhamento de boas
práticas no ambiente escolar, consolidando uma resposta educativa às
necessidades de segurança emergentes.