• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Uso de recurso audivisual como estratégia para promoção de cultura de prevenção contra incêndio e pânico no campus Arraial do Cabo do IFRJ.

Thumbnail
View/Open
Dissertação - Anderson Augusto (8.376Mb)
Date
2024
Author
Augusto, Anderson Luiz Duarte
Metadata
Show full item record
Abstract
Esta pesquisa foi realizada no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e pressupõe a formação integral do indivíduo em suas várias dimensões, com uma perspectiva omnilateral que busca a compreensão do mundo do trabalho, com a inserção crítica e atuante das atividades desenvolvidas e produtivas. O estudo está atrelado à linha de pesquisa do ProfEPT relacionada à Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Ela dialoga com as bases conceituais da EPT, abrangendo educação, escola e o mundo do trabalho. As atividades foram desenvolvidas no escopo da área de ensino e pesquisa, na utilização de espaços não formais, com foco nas estratégias transversais e interdisciplinares, que possibilitam a formação integral e significativa, sustentados no trabalho como princípio educativo. Seu objetivo buscou contribuir para a melhoria das condições de segurança e prevenção contra incêndio e pânico no Campus Arraial do Cabo do IFRJ. A pesquisa seguiu uma abordagem metodológica mista (quali-quantitativa), permitindo a reflexão e avaliação dos participantes, enquanto agentes de transformação sobre sua própria segurança e de todo ambiente escolar. Esse método foi essencial para explorar as percepções iniciais dos participantes e os conhecimentos prévios que subsidiaram a criação de um recurso educacional na forma de vídeo, chamado ̳Cine Prevenção‘. A pesquisa foi organizada em etapas, para melhor elaboração, desenvolvimento e avaliação do produto educacional. Para a coleta de dados, foram aplicados questionários diagnóstico e avaliativo, que serviram tanto para a identificação das necessidades iniciais quanto para avaliar o impacto e a recepção do ―Cine Prevenção‖ após sua apresentação aos participantes. Além da fundamentação teórica e de instrumentos técnicos, entrelaçaram-se questões sobre prevenção contra incêndio e pânico e primeiros socorros. Foi necessário também o desenvolvimento do diagnóstico atual das condições de prevenção contra incêndio e pânico na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), especificamente na Região Sudeste, para compreensão das ações das unidades escolares. Esses dados podem ser utilizados como indicadores para futuras políticas públicas na área de prevenção e segurança em escolas ou mesmo na construção de legislações sobre prevenção contra incêndio e pânico. A análise dos resultados indicou que o produto educacional elaborado alcançou os objetivos esperados de capacitar e conscientizar sobre práticas de segurança. Todo estudo contribui para o fortalecimento de uma cultura prevencionista, atendendo às necessidades institucionais de segurança e oferecendo uma base para a continuidade e expansão do tema em outros contextos escolares. A pesquisa também destacou a importância da colaboração entre as instituições federais para fomentar uma rede de suporte e compartilhamento de boas práticas no ambiente escolar, consolidando uma resposta educativa às necessidades de segurança emergentes.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1509
Collections
  • Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV