Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.date.accessioned2025-06-05T16:56:37Z
dc.date.available2025-06-05T16:56:37Z
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationPEGORÁ, Letícia Maria Batista. Be Mindful: aplicativo com práticas de mindfulness para promoção da regulação emocional e desenvolvimento das habilidades socioemocionais. 45f. Memorial Descritivo (Especialização em Neuroeducação) - Instituto Federal do Rio de Janeiro, Mesquita, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1493
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo propor a criação de um produto educacional, que utilize as práticas de mindfulness como ferramenta de promoção da regulação emocional e o desenvolvimento das habilidades socioemocionais de crianças de 6 a 9 anos no ambiente educacional. A pesquisa adota a abordagem qualitativa, visando descrever os benefícios do mindfulness para esta faixa etária e propositiva, sugerindo o desenvolvimento de um aplicativo que auxilie os professores do ensino fundamental I, a transmitir as práticas de mindfulness para as crianças. A metodologia adotada, inclui a análise das práticas de mindfulness e suas contribuições para o desenvolvimento das funções executivas e da atenção, bem como suas contribuições para a regulação emocional e desenvolvimento das habilidades socioemocionais, alinhados a exigências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Também são analisadas, as implicações do mindfulness nas modificações estruturais e funcionais do cérebro. Os principais resultados destacam, como um produto educacional pode auxiliar na transmissão das práticas de mindfulness, e como benefício adicional, aumentar a concentração e memória, proporcionando um ambiente educacional mais amistoso e acolhedor. A conclusão enfatiza que o mindfulness se configura como uma ferramenta poderosa e eficaz para alcançar esses objetivos e sugere a integração mais ampla dessas práticas no contexto educacional, por meio do aplicativo proposto.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS MESQUITApt_BR
dc.subjectMindfulness;pt_BR
dc.subjectMindfulness nas escolas;pt_BR
dc.subjectMindfulness para crianças;pt_BR
dc.subjectNeurodesenvolvimento infantil.pt_BR
dc.titleBe Mindful: aplicativo com práticas de mindfulness para promoção da regulação emocional e desenvolvimento das habilidades socioemocionais.pt_BR
dc.contributor.authorPegorá, Letícia Maria Batista
dc.typeTCCpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem