Mostrar el registro sencillo del ítem
Be Mindful: aplicativo com práticas de mindfulness para promoção da regulação emocional e desenvolvimento das habilidades socioemocionais.
dc.date.accessioned | 2025-06-05T16:56:37Z | |
dc.date.available | 2025-06-05T16:56:37Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.identifier.citation | PEGORÁ, Letícia Maria Batista. Be Mindful: aplicativo com práticas de mindfulness para promoção da regulação emocional e desenvolvimento das habilidades socioemocionais. 45f. Memorial Descritivo (Especialização em Neuroeducação) - Instituto Federal do Rio de Janeiro, Mesquita, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12083/1493 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem por objetivo propor a criação de um produto educacional, que utilize as práticas de mindfulness como ferramenta de promoção da regulação emocional e o desenvolvimento das habilidades socioemocionais de crianças de 6 a 9 anos no ambiente educacional. A pesquisa adota a abordagem qualitativa, visando descrever os benefícios do mindfulness para esta faixa etária e propositiva, sugerindo o desenvolvimento de um aplicativo que auxilie os professores do ensino fundamental I, a transmitir as práticas de mindfulness para as crianças. A metodologia adotada, inclui a análise das práticas de mindfulness e suas contribuições para o desenvolvimento das funções executivas e da atenção, bem como suas contribuições para a regulação emocional e desenvolvimento das habilidades socioemocionais, alinhados a exigências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Também são analisadas, as implicações do mindfulness nas modificações estruturais e funcionais do cérebro. Os principais resultados destacam, como um produto educacional pode auxiliar na transmissão das práticas de mindfulness, e como benefício adicional, aumentar a concentração e memória, proporcionando um ambiente educacional mais amistoso e acolhedor. A conclusão enfatiza que o mindfulness se configura como uma ferramenta poderosa e eficaz para alcançar esses objetivos e sugere a integração mais ampla dessas práticas no contexto educacional, por meio do aplicativo proposto. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IFRJ - CAMPUS MESQUITA | pt_BR |
dc.subject | Mindfulness; | pt_BR |
dc.subject | Mindfulness nas escolas; | pt_BR |
dc.subject | Mindfulness para crianças; | pt_BR |
dc.subject | Neurodesenvolvimento infantil. | pt_BR |
dc.title | Be Mindful: aplicativo com práticas de mindfulness para promoção da regulação emocional e desenvolvimento das habilidades socioemocionais. | pt_BR |
dc.contributor.author | Pegorá, Letícia Maria Batista | |
dc.type | TCC | pt_BR |