Be Mindful: aplicativo com práticas de mindfulness para promoção da regulação emocional e desenvolvimento das habilidades socioemocionais.
Resumen
O presente trabalho tem por objetivo propor a criação de um produto educacional, que utilize
as práticas de mindfulness como ferramenta de promoção da regulação emocional e o
desenvolvimento das habilidades socioemocionais de crianças de 6 a 9 anos no ambiente
educacional. A pesquisa adota a abordagem qualitativa, visando descrever os benefícios do
mindfulness para esta faixa etária e propositiva, sugerindo o desenvolvimento de um
aplicativo que auxilie os professores do ensino fundamental I, a transmitir as práticas de
mindfulness para as crianças.
A metodologia adotada, inclui a análise das práticas de mindfulness e suas contribuições para
o desenvolvimento das funções executivas e da atenção, bem como suas contribuições para a
regulação emocional e desenvolvimento das habilidades socioemocionais, alinhados a
exigências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Também são analisadas, as
implicações do mindfulness nas modificações estruturais e funcionais do cérebro.
Os principais resultados destacam, como um produto educacional pode auxiliar na
transmissão das práticas de mindfulness, e como benefício adicional, aumentar a concentração
e memória, proporcionando um ambiente educacional mais amistoso e acolhedor.
A conclusão enfatiza que o mindfulness se configura como uma ferramenta poderosa e eficaz
para alcançar esses objetivos e sugere a integração mais ampla dessas práticas no contexto
educacional, por meio do aplicativo proposto.