Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHenrique Júnior, Sergio de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2025-04-08T21:51:41Z
dc.date.available2025-04-08T21:51:41Z
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationCOSTA, Viviane Santos Silva da. Memorial: minha experiência como mediadora do Espaço Ciência InterAtiva. Orientação: Sergio de Souza Henrique Júnior. 2024. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Nilópolis, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1402
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso investigou a experiência da autora como mediadora no Espaço Ciência InterAtiva (ECI) e como essa experiência contribuiu para sua formação como futura professora de física. Trazemos com o objetivo deste trabalho: apresentar as contribuições das atividades de mediação no Espaço Ciência InterAtiva para a formação de alunos de Licenciatura em Física. A pesquisa, com abordagem qualitativa, busca responder a seguinte questão: como as atividades de mediação no Museu de Ciências Espaço Ciência InterAtiva contribuem para a formação acadêmica de alunos de Licenciatura em Física? A autora defende que os museus de ciências, com suas exposições interativas e atividades práticas, oferecem um ambiente propício para a aprendizagem não formal e a divulgação científica. O mediador, nesse contexto, desempenha um papel crucial ao facilitar a interação entre o público e o conhecimento científico, estimulando a construção de significados e a participação ativa. A pesquisa foi realizada por meio da observação participante das atividades do ECI, permitindo à autora uma imersão profunda no universo da mediação científica. A experiência em diferentes espaços de divulgação científica, como o Espaço Ciência InterAtiva, Ciências Sob Tendas e Espaço Ciência Viva, permitiu à autora ampliar seus conhecimentos e habilidades como mediadora. Através da mediação, a autora desenvolveu competências essenciais para a docência, como a adaptação de conteúdos a diferentes públicos e a promoção da inclusão. A experiência no museu também a sensibilizou para a importância da interação entre escola e comunidade, utilizando o museu como um recurso pedagógico complementar. Este memorial descritivo demonstra que a experiência como mediadora em um museu de ciências é uma ferramenta valiosa para sua formação docente. Ao proporcionar um contato prático com a divulgação científica e a interação com o público, a mediação contribui para o desenvolvimento de habilidades essenciais para a educação não formal e para a aproximação da ciência da sociedade. Dessa maneira e através de relatos de sua experiência como mediadora, a autora conclui que a integração entre museus e escolas pode enriquecer o processo de ensino-aprendizagem e tornar o ensino de física e/ou o ensino de ciências mais dinâmico e eficaz.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ Campus Nilópolispt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEducação não-formalpt_BR
dc.subjectMemorialpt_BR
dc.subjectMuseu de Ciências Espaço Ciência InterAtiva (Mesquit, RJ) - Mediaçãopt_BR
dc.titleMemorial: minha experiência como mediadora do Espaço Ciência InterAtivapt_BR
dc.contributor.authorCosta, Viviane Santos Silva da
dc.typeTCCpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples