Contribuições chinesas à química: um estudo da estrutura atômica sob um viés histórico e cultural
Abstract
A pesquisa apresentada neste Trabalho de Conclusão de Curso aborda estudos de
ancestrais chineses, que influenciados por concepções filosóficas e religiosas do
taoismo, empenharam-se em desenvolver o elixir da vida eterna. Nesse processo,
os antigos chineses criaram a pólvora, que seria adicionada aos fogos de artifício, e
desenvolveram receitas de chamas coloridas. Com base nessa premissa, vem a
pergunta: É possível correlacionar o ensino de estrutura atômica com aspectos da
cultura chinesa? Na busca por resposta à questão, a autora procurou identificar, por
meio de um viés histórico e cultural, a contribuição dos alquimistas taoístas para o
‘Teste de Chamas’ no ensino do conteúdo de estrutura atômica. Buscou-se,
mediante uma pesquisa bibliográfica, a existência de relações entre o conteúdo de
estrutura atômica e a alquimia taoísta, a partir de artigos, dissertações e livros
didáticos resultantes da busca por descritores “Alquimia Chinesa” e “Fogos de
Artifício”. As fontes de consultas foram artigos e dissertações disponíveis nos portais
“Google Acadêmico” e “Catálogos de Teses e Dissertações”, nos últimos cinco anos.
Para averiguar as ligações entre a sapiência científica, cultura, história chinesas e a
temática estrutura atômica, foram investigados três livros didáticos de química
aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2021. Por
fim, propôs-se uma Sequência Didática para o estudo dos tópicos de estrutura
atômica sob uma perspectiva cultural e filosófica dos mestres taoístas. Como
resultados, não foram encontrados artigos que traziam relações entre a alquimia
chinesa e os conhecimentos de estrutura atômica. A análise dos materiais da PNLD
2021, mostrou a ausência de relações entre a ciência química e estudos de
alquimistas chineses e a Sequência Didática elaborada buscou atribuir uma
abordagem cultural e histórica às aulas de química. A pesquisa desenvolvida, além
de possibilitar uma relação da cultura chinesa com o ensino de tópicos disciplinares
sobre a estrutura atômica, permite que a Química seja discutida nas salas de aula
em um viés de combate à xenofobia.