• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação
  • Ciências Exatas e da Terra
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Contribuições chinesas à química: um estudo da estrutura atômica sob um viés histórico e cultural

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Arielle Lima de Carvalho - TCC (2.908Mb)
Data
2024
Autor
Carvalho, Arielle Lima de
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A pesquisa apresentada neste Trabalho de Conclusão de Curso aborda estudos de ancestrais chineses, que influenciados por concepções filosóficas e religiosas do taoismo, empenharam-se em desenvolver o elixir da vida eterna. Nesse processo, os antigos chineses criaram a pólvora, que seria adicionada aos fogos de artifício, e desenvolveram receitas de chamas coloridas. Com base nessa premissa, vem a pergunta: É possível correlacionar o ensino de estrutura atômica com aspectos da cultura chinesa? Na busca por resposta à questão, a autora procurou identificar, por meio de um viés histórico e cultural, a contribuição dos alquimistas taoístas para o ‘Teste de Chamas’ no ensino do conteúdo de estrutura atômica. Buscou-se, mediante uma pesquisa bibliográfica, a existência de relações entre o conteúdo de estrutura atômica e a alquimia taoísta, a partir de artigos, dissertações e livros didáticos resultantes da busca por descritores “Alquimia Chinesa” e “Fogos de Artifício”. As fontes de consultas foram artigos e dissertações disponíveis nos portais “Google Acadêmico” e “Catálogos de Teses e Dissertações”, nos últimos cinco anos. Para averiguar as ligações entre a sapiência científica, cultura, história chinesas e a temática estrutura atômica, foram investigados três livros didáticos de química aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2021. Por fim, propôs-se uma Sequência Didática para o estudo dos tópicos de estrutura atômica sob uma perspectiva cultural e filosófica dos mestres taoístas. Como resultados, não foram encontrados artigos que traziam relações entre a alquimia chinesa e os conhecimentos de estrutura atômica. A análise dos materiais da PNLD 2021, mostrou a ausência de relações entre a ciência química e estudos de alquimistas chineses e a Sequência Didática elaborada buscou atribuir uma abordagem cultural e histórica às aulas de química. A pesquisa desenvolvida, além de possibilitar uma relação da cultura chinesa com o ensino de tópicos disciplinares sobre a estrutura atômica, permite que a Química seja discutida nas salas de aula em um viés de combate à xenofobia.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1393
Collections
  • Ciências Exatas e da Terra

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV