Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNogueira, Vanessa de Souzapt_BR
dc.contributor.advisorBonatto, Maria Paula de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2025-04-04T22:41:29Z
dc.date.available2025-04-04T22:41:29Z
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Deyvid dos Santos. Química e formação pedagógica: um relato de experiência na Bancada de Pasteur do Museu da Vida Fiocruz. Orientação: Vanessa de Souza Nogueira. Coorientação: Maria Paula de Oliveira Bonatto. 2024. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Nilópolis, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1392
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso relata a experiência obtida no estágio extracurricular realizado na Bancada de Pasteur, localizada no Museu da Vida, FIOCRUZ, durante o Programa de Divulgação Científica e Popularização da Ciência (PROPOP). O objetivo foi analisar como a atuação em um espaço de educação não formal contribui para a formação pedagógica de um licenciando em Química, integrando teoria e prática. A fundamentação teórica aborda os desafios da formação inicial de professores de Química, a importância dos espaços de divulgação científica e a presença da Química em museus de ciências. Os resultados destacam que as atividades desenvolvidas na Bancada de Pasteur possibilitaram uma aplicação prática dos conceitos teóricos, promovendo uma compreensão mais profunda e significativa dos conteúdos científicos. As discussões evidenciam que a experiência no Museu da Vida ampliou as competências pedagógicas do licenciando, destacando a relevância do estágio em espaços não formais para a formação docente. Conclui-se que a vivência proporcionada pelo estágio extracurricular foi fundamental para a articulação entre teoria e prática, favorecendo uma formação mais completa e alinhada com as demandas contemporâneas do ensino de ciências.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ Campus Nilópolispt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.subjectEducação não-formalpt_BR
dc.subjectMuseu da Vida da Casa de Oswaldo Cruz (Museu : Rio de Janeiro, RJ)pt_BR
dc.titleQuímica e formação pedagógica: um relato de experiência na Bancada de Pasteur do Museu da Vida Fiocruzpt_BR
dc.contributor.authorTeixeira, Deyvid dos Santos
dc.typeTCCpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples