Química e formação pedagógica: um relato de experiência na Bancada de Pasteur do Museu da Vida Fiocruz
Abstract
Este trabalho de conclusão de curso relata a experiência obtida no estágio
extracurricular realizado na Bancada de Pasteur, localizada no Museu da Vida,
FIOCRUZ, durante o Programa de Divulgação Científica e Popularização da Ciência
(PROPOP). O objetivo foi analisar como a atuação em um espaço de educação não
formal contribui para a formação pedagógica de um licenciando em Química,
integrando teoria e prática. A fundamentação teórica aborda os desafios da formação
inicial de professores de Química, a importância dos espaços de divulgação científica
e a presença da Química em museus de ciências. Os resultados destacam que as
atividades desenvolvidas na Bancada de Pasteur possibilitaram uma aplicação
prática dos conceitos teóricos, promovendo uma compreensão mais profunda e
significativa dos conteúdos científicos. As discussões evidenciam que a experiência
no Museu da Vida ampliou as competências pedagógicas do licenciando,
destacando a relevância do estágio em espaços não formais para a formação
docente. Conclui-se que a vivência proporcionada pelo estágio extracurricular foi
fundamental para a articulação entre teoria e prática, favorecendo uma formação
mais completa e alinhada com as demandas contemporâneas do ensino de ciências.