Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCosta, Cláudio Bispo de Jesus dapt_BR
dc.contributor.advisorCorenza, Janaína de Azevedopt_BR
dc.date.accessioned2025-04-03T23:44:52Z
dc.date.available2025-04-03T23:44:52Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationCUNHA, Amanda Gabriel. A utilização de jogos africanos como recurso metodológico no ensino da matemática: o tabuleiro do jogo Borboleta de Moçambique . Orientação: Cláudio Bispo de Jesus da Costa. Coorientação: Janaina de Azevedo Corenza . 2022. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em matemática) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Nilópolis, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1388
dc.description.abstractEste trabalho uma proposta de recurso metodológico para ser aplicado nas aulas de matemática, mais especificamente, na área da geometria, nos conteúdos de ângulos e congruência de triângulos. Tem como proposta trabalhar o tabuleiro do jogo africano “Borboleta”, abordando além dos conteúdos matemáticos, a Lei 10.639/2003 e a Etnomatemática. O trabalho caracteriza-se como pesquisa bibliográfica, pois tem como base a análise de alguns trabalhos acadêmicos já produzidos. O presente trabalho também traz sete atividades, para compor a confecção do tabuleiro do jogo “Borboleta” de Moçambique que pode auxiliar no aprendizado dos conteúdos matemáticos abordados no 7° ano do ensino fundamental e gerar desenvolvimento do raciocínio lógico e o pensar crítico. O estudo busca mostrar que é possível valorizar a história e cultura afro-brasileira e africana a partir do ensino da matemática, quebrando assim, o padrão curricular eurocêntrico presente nas escolas. Este trabalho também visa colaborar para a diminuição do preconceito racial e despertar o interesse dos alunos pela matemática.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ Campus Nilópolispt_BR
dc.subjectJogos em educação matemáticapt_BR
dc.subjectBorboleta (Jogo)pt_BR
dc.subjectMatemática (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectLei 10639/2003pt_BR
dc.subjectJogos educativos - Moçambiquept_BR
dc.titleA utilização de jogos africanos como recurso metodológico no ensino da matemática: o tabuleiro do jogo Borboleta de Moçambiquept_BR
dc.contributor.authorCunha, Amanda Gabriel
dc.typeTCCpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples