Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Cintia Paula Santos da
dc.date.accessioned2024-12-13T16:26:27Z
dc.date.available2024-12-13T16:26:27Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationNEVES, Andreia Fernandes. Docentes negras: construindo caminhos para uma educação antirracista por meio das tecnologias digitais. 30 fls. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas ao Ensino) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Arraial do Cabo, 2023..pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1277
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo analisar as experiências realizadas durante o ensino remoto, por meio das tecnologias digitais, para fomentar a educação antirracista durante o contexto pandêmico, assim como as trajetórias de encontro e fortalecimento mútuo de duas docentes negras, comprometidas com a implementação das leis 10.639/03 e 11.645/08, e a criação do projeto GRIOT - Pesquisa, difusão e memórias em tradições afro brasileiras, Coletivo atuante na Região dos Lagos/RJ desde 2008, até os dias atuais. O cenário educacional foi afetado com o surgimento da pandemia de Covid 19, em 2020. Diante desse contexto, as tecnologias que faziam cada vez mais parte da vida de alunos e professores passaram a ser essenciais. A partir da perspectiva autoetnográfica (Euclides Silva, 2018), devido a relação direta desta pesquisadora com o objeto de estudo, buscamos unir alguns importantes pilares do que chamamos de educação tecnológica com olhar antirracista, unindo autores que dialogam acerca de leis que versam sobre educação antirracista como Gomes (2017), Munanga (2006), dentre outros. Além de pesquisadores que abordam a temática das relações entre tecnologias digitais e ensino como Levy (1999) e Gomez (2015). Assim, buscamos contribuir para a implementação das referidas leis com o uso das tecnologias digitais, além de contribuir com a formação continuada de profissionais da educação.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS ARRAIAL DO CABOpt_BR
dc.subjectEducação antirracistapt_BR
dc.subjectTecnologias da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectBrasil. Lei 10.639/03pt_BR
dc.subjectBrasil. Lei 11.645/08pt_BR
dc.titleDocentes negras: construindo caminhos para uma educação antirracista por meio das tecnologias digitaispt_BR
dc.contributor.authorNeves, Andreia Fernandes
dc.typeTCCpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples