• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Multidisciplinar
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Multidisciplinar
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Docentes negras: construindo caminhos para uma educação antirracista por meio das tecnologias digitais

Thumbnail
View/Open
AndreiaFernandesNeves_TCC_PosTDAE_IFRJ.docx.pdf (8.442Mb)
Date
2022
Author
Neves, Andreia Fernandes
Metadata
Show full item record
Abstract
Este trabalho tem como objetivo analisar as experiências realizadas durante o ensino remoto, por meio das tecnologias digitais, para fomentar a educação antirracista durante o contexto pandêmico, assim como as trajetórias de encontro e fortalecimento mútuo de duas docentes negras, comprometidas com a implementação das leis 10.639/03 e 11.645/08, e a criação do projeto GRIOT - Pesquisa, difusão e memórias em tradições afro brasileiras, Coletivo atuante na Região dos Lagos/RJ desde 2008, até os dias atuais. O cenário educacional foi afetado com o surgimento da pandemia de Covid 19, em 2020. Diante desse contexto, as tecnologias que faziam cada vez mais parte da vida de alunos e professores passaram a ser essenciais. A partir da perspectiva autoetnográfica (Euclides Silva, 2018), devido a relação direta desta pesquisadora com o objeto de estudo, buscamos unir alguns importantes pilares do que chamamos de educação tecnológica com olhar antirracista, unindo autores que dialogam acerca de leis que versam sobre educação antirracista como Gomes (2017), Munanga (2006), dentre outros. Além de pesquisadores que abordam a temática das relações entre tecnologias digitais e ensino como Levy (1999) e Gomez (2015). Assim, buscamos contribuir para a implementação das referidas leis com o uso das tecnologias digitais, além de contribuir com a formação continuada de profissionais da educação.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1277
Collections
  • Multidisciplinar

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV