• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Multidisciplinar
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Multidisciplinar
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Docentes negras: construindo caminhos para uma educação antirracista por meio das tecnologias digitais

Thumbnail
Ver/
AndreiaFernandesNeves_TCC_PosTDAE_IFRJ.docx.pdf (8.442Mb)
Fecha
2022
Autor
Neves, Andreia Fernandes
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
Este trabalho tem como objetivo analisar as experiências realizadas durante o ensino remoto, por meio das tecnologias digitais, para fomentar a educação antirracista durante o contexto pandêmico, assim como as trajetórias de encontro e fortalecimento mútuo de duas docentes negras, comprometidas com a implementação das leis 10.639/03 e 11.645/08, e a criação do projeto GRIOT - Pesquisa, difusão e memórias em tradições afro brasileiras, Coletivo atuante na Região dos Lagos/RJ desde 2008, até os dias atuais. O cenário educacional foi afetado com o surgimento da pandemia de Covid 19, em 2020. Diante desse contexto, as tecnologias que faziam cada vez mais parte da vida de alunos e professores passaram a ser essenciais. A partir da perspectiva autoetnográfica (Euclides Silva, 2018), devido a relação direta desta pesquisadora com o objeto de estudo, buscamos unir alguns importantes pilares do que chamamos de educação tecnológica com olhar antirracista, unindo autores que dialogam acerca de leis que versam sobre educação antirracista como Gomes (2017), Munanga (2006), dentre outros. Além de pesquisadores que abordam a temática das relações entre tecnologias digitais e ensino como Levy (1999) e Gomez (2015). Assim, buscamos contribuir para a implementação das referidas leis com o uso das tecnologias digitais, além de contribuir com a formação continuada de profissionais da educação.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1277
Colecciones
  • Multidisciplinar

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

AccederRegistro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV