• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Ciências Humanas
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Ciências Humanas
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Uso de estratégias de gamificação na disciplina de língua portuguesa do 1° ano do Ensino Fundamental I

Thumbnail
View/Open
TCC STHEFANY DA SILVA LINHARES (1.165Mb)
Date
2024
Author
Linhares, Sthefany da Silva
Metadata
Show full item record
Abstract
Estratégias de gamificação têm sido amplamente utilizadas na educação em diferentes áreas de conhecimento, bem como em níveis, modalidades e série de ensino distintas. Este trabalho tem como objetivo investigar o uso de estratégias de gamificação ou as necessidades do uso dessas estratégias na disciplina de língua portuguesa do 1° ano do Ensino Fundamental I (EFI), segundo as percepções e experiências de professores que atuam nesse contexto. As percepções dos docentes foram investigadas a partir de um questionário elaborado e disponibilizado no formato de um survey, a partir de 22 respostas válidas de um questionário elaborado para esta pesquisa. A análise dos resultados permitiu identificar se os participantes do estudo têm adotado estratégias de gamificação em sala de aula, detalhando: (i) quais objetos de conhecimento de língua portuguesa têm sido abordados com auxílio de estratégias de gamificação; (ii) quais tipos de estratégias de gamificação têm sido adotadas por esses docentes; (iii) informações detalhadas sobre o uso de cada estratégia mencionada respondentes; (iv) vantagens, desafios e intenção de uso sobre a aplicabilidade de estratégias de gamificação no contexto investigado. Os resultados dessa pesquisa oferecem contribuições tanto para docentes da área quanto para a literatura acadêmica. No que diz respeito aos docentes, os resultados obtidos proporcionam um feedback detalhado sobre o uso de estratégias de gamificação na disciplina de língua portuguesa do 1o ano do EF I. Para a literatura acadêmica, os resultados podem ser considerados valiosos para futuras pesquisas.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1228
Collections
  • Ciências Humanas

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV