Uso de estratégias de gamificação na disciplina de língua portuguesa do 1° ano do Ensino Fundamental I
Resumen
Estratégias de gamificação têm sido amplamente utilizadas na educação em diferentes áreas de conhecimento, bem como em níveis, modalidades e série de ensino distintas. Este trabalho tem como objetivo investigar o uso de estratégias de gamificação ou as necessidades do uso dessas estratégias na disciplina de língua portuguesa do 1° ano do Ensino Fundamental I (EFI), segundo as percepções e experiências de professores que atuam nesse contexto. As percepções dos docentes foram investigadas a partir de um questionário elaborado e disponibilizado no formato de um survey, a partir de 22 respostas válidas de um questionário elaborado para esta pesquisa. A análise dos resultados permitiu identificar se os participantes do estudo têm adotado estratégias de gamificação em sala de aula, detalhando: (i) quais objetos de conhecimento de língua portuguesa têm sido abordados com auxílio de estratégias de gamificação; (ii) quais tipos de estratégias de gamificação têm sido adotadas por esses docentes; (iii) informações detalhadas sobre o uso de cada estratégia mencionada respondentes; (iv) vantagens, desafios e intenção de uso sobre a aplicabilidade de estratégias de gamificação no contexto investigado. Os resultados dessa pesquisa oferecem contribuições tanto para docentes da área quanto para a literatura acadêmica. No que diz respeito aos docentes, os resultados obtidos proporcionam um feedback detalhado sobre o uso de estratégias de gamificação na disciplina de língua portuguesa do 1o ano do EF I. Para a literatura acadêmica, os resultados podem ser considerados valiosos para futuras pesquisas.