dc.contributor.advisor | Jeronimo Junior, Helvio, orient. | |
dc.date.accessioned | 2024-11-12T20:15:52Z | |
dc.date.available | 2024-11-12T20:15:52Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.identifier.citation | LINHARES, Sthefany da Silva. Uso de estratégias de gamificação na disciplina de língua portuguesa do 1º ano do Ensino Fundamental I. Orientador: Helvio Jeronimo Junior. 2024. 51 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação e Novas Tecnologias) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Niterói, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12083/1228 | |
dc.description.abstract | Estratégias de gamificação têm sido amplamente utilizadas na educação em diferentes áreas de conhecimento, bem como em níveis, modalidades e série de ensino distintas. Este trabalho tem como objetivo investigar o uso de estratégias de gamificação ou as necessidades do uso dessas estratégias na disciplina de língua portuguesa do 1° ano do Ensino Fundamental I (EFI), segundo as percepções e experiências de professores que atuam nesse contexto. As percepções dos docentes foram investigadas a partir de um questionário elaborado e disponibilizado no formato de um survey, a partir de 22 respostas válidas de um questionário elaborado para esta pesquisa. A análise dos resultados permitiu identificar se os participantes do estudo têm adotado estratégias de gamificação em sala de aula, detalhando: (i) quais objetos de conhecimento de língua portuguesa têm sido abordados com auxílio de estratégias de gamificação; (ii) quais tipos de estratégias de gamificação têm sido adotadas por esses docentes; (iii) informações detalhadas sobre o uso de cada estratégia mencionada respondentes; (iv) vantagens, desafios e intenção de uso sobre a aplicabilidade de estratégias de gamificação no contexto investigado. Os resultados dessa pesquisa oferecem contribuições tanto para docentes da área quanto para a literatura acadêmica. No que diz respeito aos docentes, os resultados obtidos proporcionam um feedback detalhado sobre o uso de estratégias de gamificação na disciplina de língua portuguesa do 1o ano do EF I. Para a literatura acadêmica, os resultados podem ser considerados valiosos para futuras pesquisas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IFRJ - CAMPUS NITERÓI | pt_BR |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.subject | Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.title | Uso de estratégias de gamificação na disciplina de língua portuguesa do 1° ano do Ensino Fundamental I | pt_BR |
dc.contributor.author | Linhares, Sthefany da Silva | |
dc.type | TCC | pt_BR |