Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorJeronimo Junior, Helvio, orient.
dc.date.accessioned2024-11-12T20:15:52Z
dc.date.available2024-11-12T20:15:52Z
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationLINHARES, Sthefany da Silva. Uso de estratégias de gamificação na disciplina de língua portuguesa do 1º ano do Ensino Fundamental I. Orientador: Helvio Jeronimo Junior. 2024. 51 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação e Novas Tecnologias) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Niterói, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1228
dc.description.abstractEstratégias de gamificação têm sido amplamente utilizadas na educação em diferentes áreas de conhecimento, bem como em níveis, modalidades e série de ensino distintas. Este trabalho tem como objetivo investigar o uso de estratégias de gamificação ou as necessidades do uso dessas estratégias na disciplina de língua portuguesa do 1° ano do Ensino Fundamental I (EFI), segundo as percepções e experiências de professores que atuam nesse contexto. As percepções dos docentes foram investigadas a partir de um questionário elaborado e disponibilizado no formato de um survey, a partir de 22 respostas válidas de um questionário elaborado para esta pesquisa. A análise dos resultados permitiu identificar se os participantes do estudo têm adotado estratégias de gamificação em sala de aula, detalhando: (i) quais objetos de conhecimento de língua portuguesa têm sido abordados com auxílio de estratégias de gamificação; (ii) quais tipos de estratégias de gamificação têm sido adotadas por esses docentes; (iii) informações detalhadas sobre o uso de cada estratégia mencionada respondentes; (iv) vantagens, desafios e intenção de uso sobre a aplicabilidade de estratégias de gamificação no contexto investigado. Os resultados dessa pesquisa oferecem contribuições tanto para docentes da área quanto para a literatura acadêmica. No que diz respeito aos docentes, os resultados obtidos proporcionam um feedback detalhado sobre o uso de estratégias de gamificação na disciplina de língua portuguesa do 1o ano do EF I. Para a literatura acadêmica, os resultados podem ser considerados valiosos para futuras pesquisas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS NITERÓIpt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleUso de estratégias de gamificação na disciplina de língua portuguesa do 1° ano do Ensino Fundamental Ipt_BR
dc.contributor.authorLinhares, Sthefany da Silva
dc.typeTCCpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples