Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCarletti, Chrystian
dc.date.accessioned2024-10-24T17:21:04Z
dc.date.available2024-10-24T17:21:04Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationFREIRE, Maria Luisa Barboza. Estudantes universitários com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – Uma revisão da literatura sobre estratégias de ensino. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Neuroeducação), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Mesquita, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1204
dc.description.abstractEste artigo trata de um levantamento bibliográfico sobre a discussão acadêmica das estratégias de ensino pensadas para alunos do Ensino Superior com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), com o objetivo é compreender quais estratégias didáticas têm sido pensadas para alunos com TDAH dentro do Ensino Superior no Brasil. Foram realizados levantamentos na plataforma da Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e Periódicos CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) utilizando os descritivos TDAH, Ensino Superior e Adultos, com o recorte de 2014 a 2022. Os principais critérios de seleção de artigos para análise foram: data de publicação, tratar da mediação do TDAH voltada para adultos em contexto acadêmico e revisões bibliográficas críticas destes temas. A opção por trabalhar com artigos que tivesse sido produzido após 2014 está relacionada com a publicação do DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais 5a edição) no mesmo ano, no Brasil. Foram encontrados 87 trabalhos na base da Scielo e 3 na plataforma dos periódicos da Capes. Entre os resultados, 3 tinham correlação com o objetivo deste artigo. Dos selecionados, apenas 1 tratava diretamente das estratégias didáticas que eram utilizadas por alunos do Ensino Superior.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS MESQUITApt_BR
dc.subjectTDAH,pt_BR
dc.subjectAdultos,pt_BR
dc.subjectEstratégias de Ensino,pt_BR
dc.subjectEnsino Superior.pt_BR
dc.titleEstudantes universitários com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – Uma revisão da literatura sobre estratégias de ensino.pt_BR
dc.contributor.authorFreire, Maria Luisa Barboza
dc.typeTCCpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples