Estudantes universitários com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – Uma revisão da literatura sobre estratégias de ensino.
Resumen
Este artigo trata de um levantamento bibliográfico sobre a discussão
acadêmica das estratégias de ensino pensadas para alunos do Ensino
Superior com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH),
com o objetivo é compreender quais estratégias didáticas têm sido
pensadas para alunos com TDAH dentro do Ensino Superior no Brasil.
Foram realizados levantamentos na plataforma da Scientific Electronic
Library Online (SCIELO) e Periódicos CAPES (Coordenação de
Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) utilizando os descritivos
TDAH, Ensino Superior e Adultos, com o recorte de 2014 a 2022. Os
principais critérios de seleção de artigos para análise foram: data de
publicação, tratar da mediação do TDAH voltada para adultos em contexto
acadêmico e revisões bibliográficas críticas destes temas. A opção por
trabalhar com artigos que tivesse sido produzido após 2014 está
relacionada com a publicação do DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico
de Transtornos Mentais 5a edição) no mesmo ano, no Brasil. Foram
encontrados 87 trabalhos na base da Scielo e 3 na plataforma dos
periódicos da Capes. Entre os resultados, 3 tinham correlação com o
objetivo deste artigo. Dos selecionados, apenas 1 tratava diretamente das
estratégias didáticas que eram utilizadas por alunos do Ensino Superior.