• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Ciências Humanas
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Ciências Humanas
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Estudantes universitários com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – Uma revisão da literatura sobre estratégias de ensino.

Thumbnail
View/Open
Trabalho de Conclusão de Curso de Maria Luisa Barbosa Freire (497.7Kb)
Date
2023
Author
Freire, Maria Luisa Barboza
Metadata
Show full item record
Abstract
Este artigo trata de um levantamento bibliográfico sobre a discussão acadêmica das estratégias de ensino pensadas para alunos do Ensino Superior com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), com o objetivo é compreender quais estratégias didáticas têm sido pensadas para alunos com TDAH dentro do Ensino Superior no Brasil. Foram realizados levantamentos na plataforma da Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e Periódicos CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) utilizando os descritivos TDAH, Ensino Superior e Adultos, com o recorte de 2014 a 2022. Os principais critérios de seleção de artigos para análise foram: data de publicação, tratar da mediação do TDAH voltada para adultos em contexto acadêmico e revisões bibliográficas críticas destes temas. A opção por trabalhar com artigos que tivesse sido produzido após 2014 está relacionada com a publicação do DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais 5a edição) no mesmo ano, no Brasil. Foram encontrados 87 trabalhos na base da Scielo e 3 na plataforma dos periódicos da Capes. Entre os resultados, 3 tinham correlação com o objetivo deste artigo. Dos selecionados, apenas 1 tratava diretamente das estratégias didáticas que eram utilizadas por alunos do Ensino Superior.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1204
Collections
  • Ciências Humanas

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV