• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Ciências Humanas
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Ciências Humanas
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Afetividade em processos de aprendizagem: Relação com a Neurociência a partir da percepção dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental, em um curso de extensão do IFRJ.

Thumbnail
View/Open
Trabalho de Conclusão de Curso de Patrícia Cabral de Campos (1.499Mb)
Date
2023
Author
Campos, Patrícia Cabral de
Metadata
Show full item record
Abstract
Este trabalho traz reflexões acerca da influência da afetividade nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para tal feito foram consideradas as opiniões de professores da faixa etária, participantes do Curso de Extensão de Educação Inclusiva do IFRJ Campus Avançado Mesquita, o qual compreendeu o assunto no módulo “Afetividade e Aprendizagem”. Esta pesquisa, portanto, aborda a importância de o professor conhecer seu aluno, como um ser integral e, partindo disto, elaborar suas aulas com propriedade, segurança e significado, direcionando melhor a prática. A Neuroeducação é a base para a pesquisa, com estudo de caso ao abordar as considerações dos professores. O referencial teórico e relatos de professores cursistas discutem neste trabalho acerca da coesão entre teoria e prática na educação e significação das aulas através da compreensão dos processos de aprendizagem e integralidade do aluno, destacando a relevância de experiências positivas e relação de confiança para a disposição à aprendizagem e maior possibilidade de equidade na educação. A aprendizagem mediada e ambiente favorável durante o processo são questões levantadas nos resultados desta pesquisa, apontados também como importantes para a prática pedagógica.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1202
Collections
  • Ciências Humanas

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV