Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Ludmilla Nogueira
dc.date.accessioned2024-10-24T17:03:53Z
dc.date.available2024-10-24T17:03:53Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationCAMPOS, Patrícia Cabral de. Afetividade em processos de aprendizagem: Relação com a Neurociência a partir da percepção dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental, em um curso de extensão do IFRJ. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Neuroeducação), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Mesquita, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1202
dc.description.abstractEste trabalho traz reflexões acerca da influência da afetividade nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para tal feito foram consideradas as opiniões de professores da faixa etária, participantes do Curso de Extensão de Educação Inclusiva do IFRJ Campus Avançado Mesquita, o qual compreendeu o assunto no módulo “Afetividade e Aprendizagem”. Esta pesquisa, portanto, aborda a importância de o professor conhecer seu aluno, como um ser integral e, partindo disto, elaborar suas aulas com propriedade, segurança e significado, direcionando melhor a prática. A Neuroeducação é a base para a pesquisa, com estudo de caso ao abordar as considerações dos professores. O referencial teórico e relatos de professores cursistas discutem neste trabalho acerca da coesão entre teoria e prática na educação e significação das aulas através da compreensão dos processos de aprendizagem e integralidade do aluno, destacando a relevância de experiências positivas e relação de confiança para a disposição à aprendizagem e maior possibilidade de equidade na educação. A aprendizagem mediada e ambiente favorável durante o processo são questões levantadas nos resultados desta pesquisa, apontados também como importantes para a prática pedagógica.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS MESQUITApt_BR
dc.subjectafetividade;pt_BR
dc.subjectafetividade e aprendizagem;pt_BR
dc.subjectneuroeducação;pt_BR
dc.subjectintegralidade.pt_BR
dc.titleAfetividade em processos de aprendizagem: Relação com a Neurociência a partir da percepção dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental, em um curso de extensão do IFRJ.pt_BR
dc.contributor.authorCampos, Patrícia Cabral de
dc.typeTCCpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples