Afetividade em processos de aprendizagem: Relação com a Neurociência a partir da percepção dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental, em um curso de extensão do IFRJ.
Resumen
Este trabalho traz reflexões acerca da influência da afetividade nos Anos Iniciais do
Ensino Fundamental. Para tal feito foram consideradas as opiniões de professores
da faixa etária, participantes do Curso de Extensão de Educação Inclusiva do IFRJ
Campus Avançado Mesquita, o qual compreendeu o assunto no módulo “Afetividade
e Aprendizagem”. Esta pesquisa, portanto, aborda a importância de o professor
conhecer seu aluno, como um ser integral e, partindo disto, elaborar suas aulas com
propriedade, segurança e significado, direcionando melhor a prática. A
Neuroeducação é a base para a pesquisa, com estudo de caso ao abordar as
considerações dos professores. O referencial teórico e relatos de professores
cursistas discutem neste trabalho acerca da coesão entre teoria e prática na
educação e significação das aulas através da compreensão dos processos de
aprendizagem e integralidade do aluno, destacando a relevância de experiências
positivas e relação de confiança para a disposição à aprendizagem e maior
possibilidade de equidade na educação. A aprendizagem mediada e ambiente
favorável durante o processo são questões levantadas nos resultados desta
pesquisa, apontados também como importantes para a prática pedagógica.