Mostrar el registro sencillo del ítem
A Neurociência Cognitiva e a Alfabetização de Crianças com Transtornos de Aprendizagem: Uma Proposta de Sequência Didática
dc.contributor.advisor | Valente, Leonardo Valesi | |
dc.date.accessioned | 2024-10-24T16:23:02Z | |
dc.date.available | 2024-10-24T16:23:02Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Maria Elisa da Silva Gonçalves Guimarães. A Neurociência Cognitiva e a Alfabetização de Crianças com Transtornos de Aprendizagem: Uma Proposta de Sequência Didática. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Neuroeducação), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Mesquita, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12083/1198 | |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta uma Sequência Didática, considerando as contribuições da Neurociência Cognitiva que podem facilitar o processo de alfabetização de crianças com Transtornos de Aprendizagem. A pesquisa se trata de uma revisão de literatura de natureza qualitativa a partir dos estudos da Neurociência Cognitiva para o entendimento de como os processos cognitivos são elaborados pelo cérebro humano. A pesquisa investiga como ocorre o funcionamento cerebral a partir da compreensão de conceitos relevantes sobre as funções mentais da atenção, percepção, memória, linguagem, emoção e das funções executivas, dentro do processo de alfabetização. Em continuidade apresenta um produto educacional do tipo sequência didática, considerando os conceitos estudados para contribuir com o fazer pedagógico de professores comprometidos com a aprendizagem de estudantes que não estejam alcançando a alfabetização. Os resultados obtidos com a proposta da Sequência Didática, ainda não foram aplicados em sala de aula, mas indicam um exercício de desenvolvimento, de facilitação da prática docente e a formação continuada, nessa etapa da pesquisa. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IFRJ - CAMPUS MESQUITA | pt_BR |
dc.subject | Neurociência Cognitiva; | pt_BR |
dc.subject | Transtornos de Aprendizagem; | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização; | pt_BR |
dc.subject | Sequência Didática. | pt_BR |
dc.title | A Neurociência Cognitiva e a Alfabetização de Crianças com Transtornos de Aprendizagem: Uma Proposta de Sequência Didática | pt_BR |
dc.contributor.author | Carvalho, Maria Elisa da Silva Gonçalves Guimarães | |
dc.type | TCC | pt_BR |