Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorValente, Leonardo Valesi
dc.date.accessioned2024-10-24T16:23:02Z
dc.date.available2024-10-24T16:23:02Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationCARVALHO, Maria Elisa da Silva Gonçalves Guimarães. A Neurociência Cognitiva e a Alfabetização de Crianças com Transtornos de Aprendizagem: Uma Proposta de Sequência Didática. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Neuroeducação), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Mesquita, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1198
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma Sequência Didática, considerando as contribuições da Neurociência Cognitiva que podem facilitar o processo de alfabetização de crianças com Transtornos de Aprendizagem. A pesquisa se trata de uma revisão de literatura de natureza qualitativa a partir dos estudos da Neurociência Cognitiva para o entendimento de como os processos cognitivos são elaborados pelo cérebro humano. A pesquisa investiga como ocorre o funcionamento cerebral a partir da compreensão de conceitos relevantes sobre as funções mentais da atenção, percepção, memória, linguagem, emoção e das funções executivas, dentro do processo de alfabetização. Em continuidade apresenta um produto educacional do tipo sequência didática, considerando os conceitos estudados para contribuir com o fazer pedagógico de professores comprometidos com a aprendizagem de estudantes que não estejam alcançando a alfabetização. Os resultados obtidos com a proposta da Sequência Didática, ainda não foram aplicados em sala de aula, mas indicam um exercício de desenvolvimento, de facilitação da prática docente e a formação continuada, nessa etapa da pesquisa.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS MESQUITApt_BR
dc.subjectNeurociência Cognitiva;pt_BR
dc.subjectTranstornos de Aprendizagem;pt_BR
dc.subjectAlfabetização;pt_BR
dc.subjectSequência Didática.pt_BR
dc.titleA Neurociência Cognitiva e a Alfabetização de Crianças com Transtornos de Aprendizagem: Uma Proposta de Sequência Didáticapt_BR
dc.contributor.authorCarvalho, Maria Elisa da Silva Gonçalves Guimarães
dc.typeTCCpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples