A Neurociência Cognitiva e a Alfabetização de Crianças com Transtornos de Aprendizagem: Uma Proposta de Sequência Didática
Abstract
Este trabalho apresenta uma Sequência Didática, considerando as contribuições
da Neurociência Cognitiva que podem facilitar o processo de alfabetização de
crianças com Transtornos de Aprendizagem. A pesquisa se trata de uma revisão
de literatura de natureza qualitativa a partir dos estudos da Neurociência
Cognitiva para o entendimento de como os processos cognitivos são elaborados
pelo cérebro humano. A pesquisa investiga como ocorre o funcionamento
cerebral a partir da compreensão de conceitos relevantes sobre as funções
mentais da atenção, percepção, memória, linguagem, emoção e das funções
executivas, dentro do processo de alfabetização. Em continuidade apresenta um
produto educacional do tipo sequência didática, considerando os conceitos
estudados para contribuir com o fazer pedagógico de professores
comprometidos com a aprendizagem de estudantes que não estejam alcançando
a alfabetização. Os resultados obtidos com a proposta da Sequência Didática,
ainda não foram aplicados em sala de aula, mas indicam um exercício de
desenvolvimento, de facilitação da prática docente e a formação continuada,
nessa etapa da pesquisa.