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O mito da Matemática para poucos: uma pesquisa bibliográfica sobre as relações entre Neurociências, Neuroeducação e Matemática.

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Trabalho de Conclusão de Curso de Daniele de Andrade Conceição Bernardo (3.281Mb)
Data
2023
Autor
Bernardo, Daniele de Andrade Conceição
Metadata
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Resumo
A crença de que nem todos são capazes de aprender Matemática tem levado, frequentemente, muitos a desistirem de ao menos tentar se aproximar dessa disciplina. Nesse contexto, o atual estudo buscou proporcionar indicações do papel da neurociência ao professor e a escola para combater a crença de que aprender Matemática é para poucos. Diante disso, o trabalho avançou a partir de uma revisão bibliográfica, fundamentada em livros, artigos, dissertações, teses, entre outros trabalhos já publicados. Esses materiais foram estudados e selecionados no Google Acadêmico e Scielo, fontes confiáveis e de referência, garantindo a veracidade desse estudo. Durante a análise dos materiais reunidos foi possível entender sobre os conceitos da neuroplasticidade e a importância dos estudos da neurociência para a educação. Argumentou-se, portanto, como o cérebro humano aprende e sobre as vantagens que o estudo da Neurociência traz para a educação, especialmente para as aulas de Matemática. Entender que o cérebro humano não é estático é fundamental para que o professor proporcione a cada aluno uma experiência significativa com a Matemática. Assim, observou-se que o professor, alicerçado nos estudos da Neuroeducação, está pronto para compreender que não existe discente incapaz de aprender Matemática e desse modo poderá enriquecer sua prática em sala de aula.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1194
Collections
  • Ciências Humanas

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