O mito da Matemática para poucos: uma pesquisa bibliográfica sobre as relações entre Neurociências, Neuroeducação e Matemática.
Resumo
A crença de que nem todos são capazes de aprender Matemática tem levado,
frequentemente, muitos a desistirem de ao menos tentar se aproximar dessa
disciplina. Nesse contexto, o atual estudo buscou proporcionar indicações do papel
da neurociência ao professor e a escola para combater a crença de que aprender
Matemática é para poucos. Diante disso, o trabalho avançou a partir de uma revisão
bibliográfica, fundamentada em livros, artigos, dissertações, teses, entre outros
trabalhos já publicados. Esses materiais foram estudados e selecionados no Google
Acadêmico e Scielo, fontes confiáveis e de referência, garantindo a veracidade desse
estudo. Durante a análise dos materiais reunidos foi possível entender sobre os
conceitos da neuroplasticidade e a importância dos estudos da neurociência para a
educação. Argumentou-se, portanto, como o cérebro humano aprende e sobre as
vantagens que o estudo da Neurociência traz para a educação, especialmente para
as aulas de Matemática. Entender que o cérebro humano não é estático é fundamental
para que o professor proporcione a cada aluno uma experiência significativa com a
Matemática. Assim, observou-se que o professor, alicerçado nos estudos da
Neuroeducação, está pronto para compreender que não existe discente incapaz de
aprender Matemática e desse modo poderá enriquecer sua prática em sala de aula.