Dislexia e a educação brasileira: o conhecimento do professor da educação básica e a influência sobre sua prática educacional.
Abstract
A dislexia é um transtorno de aprendizagem que afeta a leitura e a escrita. Os
primeiros indícios do transtorno costumam aparecer no início da alfabetização,
quando a criança inicia o processo de leitura. Por conseguinte, é importante que o
professor da educação básica tenha conhecimento da dislexia, para que esteja atento
às primeiras características, e possa encaminhar o aluno a um diagnóstico
especializado e adequar sua conduta em sala de aula. É um conhecimento
imprescindível para todos os professores da educação básica, para que a
identificação não seja negligenciada no período de alfabetização. Por esses motivos,
o objetivo principal desta pesquisa foi identificar o grau de conhecimento dos
professores brasileiros da educação básica sobre esse tema. Para tal identificação,
realizou-se uma revisão bibliográfica das pesquisas produzidas no Brasil em um
recorte de 10 anos sobre o conhecimento dos professores da educação básica sobre
a dislexia. Observou-se que os professores possuem um conhecimento geral da
dislexia, em sua maioria capazes de reconhecê-la como transtorno que afeta a leitura.
No entanto, nesses estudos evidenciou-se que os professores apresentaram pouco
conhecimento das causas da dislexia e das características desse transtorno. Mesmo
a maioria sabendo que o professor pode ajudar o aluno disléxico, pouquíssimos
sabem as práticas educacionais adequadas para que a aprendizagem do indivíduo
com dislexia seja eficiente.