• português (Brasil)
    • English
    • español
  • español 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Ciências Humanas
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Trabalhos de Conclusão de Cursos
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Ciências Humanas
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Dislexia e a educação brasileira: o conhecimento do professor da educação básica e a influência sobre sua prática educacional.

Thumbnail
Ver/
Trabalho de Conclusão de Curso de Amanda da Silva Santos (938.1Kb)
Fecha
2023
Autor
Santos, Amanda da Silva
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
A dislexia é um transtorno de aprendizagem que afeta a leitura e a escrita. Os primeiros indícios do transtorno costumam aparecer no início da alfabetização, quando a criança inicia o processo de leitura. Por conseguinte, é importante que o professor da educação básica tenha conhecimento da dislexia, para que esteja atento às primeiras características, e possa encaminhar o aluno a um diagnóstico especializado e adequar sua conduta em sala de aula. É um conhecimento imprescindível para todos os professores da educação básica, para que a identificação não seja negligenciada no período de alfabetização. Por esses motivos, o objetivo principal desta pesquisa foi identificar o grau de conhecimento dos professores brasileiros da educação básica sobre esse tema. Para tal identificação, realizou-se uma revisão bibliográfica das pesquisas produzidas no Brasil em um recorte de 10 anos sobre o conhecimento dos professores da educação básica sobre a dislexia. Observou-se que os professores possuem um conhecimento geral da dislexia, em sua maioria capazes de reconhecê-la como transtorno que afeta a leitura. No entanto, nesses estudos evidenciou-se que os professores apresentaram pouco conhecimento das causas da dislexia e das características desse transtorno. Mesmo a maioria sabendo que o professor pode ajudar o aluno disléxico, pouquíssimos sabem as práticas educacionais adequadas para que a aprendizagem do indivíduo com dislexia seja eficiente.
URI
https://hdl.handle.net/20.500.12083/1193
Colecciones
  • Ciências Humanas

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV
 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

AccederRegistro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contacto | Sugerencias
Theme by 
Atmire NV