Mostrar el registro sencillo del ítem
Dislexia e a educação brasileira: o conhecimento do professor da educação básica e a influência sobre sua prática educacional.
dc.contributor.advisor | Carlétti, Isis Moraes Ornelas | |
dc.date.accessioned | 2024-10-24T14:41:24Z | |
dc.date.available | 2024-10-24T14:41:24Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, Amanda da Silva. Dislexia e a educação brasileira: o conhecimento do professor da educação básica e a influência sobre sua prática educacional. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Neuroeducação), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Mesquita, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12083/1193 | |
dc.description.abstract | A dislexia é um transtorno de aprendizagem que afeta a leitura e a escrita. Os primeiros indícios do transtorno costumam aparecer no início da alfabetização, quando a criança inicia o processo de leitura. Por conseguinte, é importante que o professor da educação básica tenha conhecimento da dislexia, para que esteja atento às primeiras características, e possa encaminhar o aluno a um diagnóstico especializado e adequar sua conduta em sala de aula. É um conhecimento imprescindível para todos os professores da educação básica, para que a identificação não seja negligenciada no período de alfabetização. Por esses motivos, o objetivo principal desta pesquisa foi identificar o grau de conhecimento dos professores brasileiros da educação básica sobre esse tema. Para tal identificação, realizou-se uma revisão bibliográfica das pesquisas produzidas no Brasil em um recorte de 10 anos sobre o conhecimento dos professores da educação básica sobre a dislexia. Observou-se que os professores possuem um conhecimento geral da dislexia, em sua maioria capazes de reconhecê-la como transtorno que afeta a leitura. No entanto, nesses estudos evidenciou-se que os professores apresentaram pouco conhecimento das causas da dislexia e das características desse transtorno. Mesmo a maioria sabendo que o professor pode ajudar o aluno disléxico, pouquíssimos sabem as práticas educacionais adequadas para que a aprendizagem do indivíduo com dislexia seja eficiente. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IFRJ - CAMPUS MESQUITA | pt_BR |
dc.subject | Dislexia; | pt_BR |
dc.subject | Professor; | pt_BR |
dc.subject | Educação brasileira | pt_BR |
dc.title | Dislexia e a educação brasileira: o conhecimento do professor da educação básica e a influência sobre sua prática educacional. | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Amanda da Silva | |
dc.type | TCC | pt_BR |