Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCarlétti, Isis Moraes Ornelas
dc.date.accessioned2024-10-24T14:41:24Z
dc.date.available2024-10-24T14:41:24Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationSANTOS, Amanda da Silva. Dislexia e a educação brasileira: o conhecimento do professor da educação básica e a influência sobre sua prática educacional. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Neuroeducação), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Mesquita, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1193
dc.description.abstractA dislexia é um transtorno de aprendizagem que afeta a leitura e a escrita. Os primeiros indícios do transtorno costumam aparecer no início da alfabetização, quando a criança inicia o processo de leitura. Por conseguinte, é importante que o professor da educação básica tenha conhecimento da dislexia, para que esteja atento às primeiras características, e possa encaminhar o aluno a um diagnóstico especializado e adequar sua conduta em sala de aula. É um conhecimento imprescindível para todos os professores da educação básica, para que a identificação não seja negligenciada no período de alfabetização. Por esses motivos, o objetivo principal desta pesquisa foi identificar o grau de conhecimento dos professores brasileiros da educação básica sobre esse tema. Para tal identificação, realizou-se uma revisão bibliográfica das pesquisas produzidas no Brasil em um recorte de 10 anos sobre o conhecimento dos professores da educação básica sobre a dislexia. Observou-se que os professores possuem um conhecimento geral da dislexia, em sua maioria capazes de reconhecê-la como transtorno que afeta a leitura. No entanto, nesses estudos evidenciou-se que os professores apresentaram pouco conhecimento das causas da dislexia e das características desse transtorno. Mesmo a maioria sabendo que o professor pode ajudar o aluno disléxico, pouquíssimos sabem as práticas educacionais adequadas para que a aprendizagem do indivíduo com dislexia seja eficiente.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS MESQUITApt_BR
dc.subjectDislexia;pt_BR
dc.subjectProfessor;pt_BR
dc.subjectEducação brasileirapt_BR
dc.titleDislexia e a educação brasileira: o conhecimento do professor da educação básica e a influência sobre sua prática educacional.pt_BR
dc.contributor.authorSantos, Amanda da Silva
dc.typeTCCpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples