Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMendes, Marta Ferreira Abdala
dc.date.accessioned2024-10-10T18:04:51Z
dc.date.available2024-10-10T18:04:51Z
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationSILVA, Liliane Martins Nunes da. Omnilateralidade na formação profissional do docente em nível médio, modalidade normal: uma proposta didática para o futuro professor alfabetizador. 186 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Mesquita, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1183
dc.description.abstractA necessidade de um viés omnilateral para a formação profissional de professores de nível médio, modalidade Normal, é uma muito debatida e deve ser buscada em prol de uma prática mais abrangente e crítica. O objetivo desta pesquisa é contribuir para uma formação humana e integral de professores em nível médio técnico para futura atuação nos anos iniciais do Ensino Fundamental, sobretudo com a Alfabetização e os Letramentos. A pesquisa dialoga com os conceitos de formação docente, profissional e de alfabetização e letramento segundo os teóricos como Freire, Soares, Smolka, entre outros autores. Para isso, adotamos a metodologia da pesquisa qualitativa de cunho participante para contribuir na formação de professores, em nível médio, modalidade Normal, do Instituto de Educação Rangel Pestana, no município de Nova Iguaçu- RJ. Como produto educacional, elaboramos uma oficina com práticas de alfabetização voltadas para formação integral do sujeito aprendente, que foi aplicada e avaliada por uma turma do 3o ano Normal da escola parceira. Essa oficina foi composta por seis momentos. O primeiro momento envolveu a conceituação de alfabetização e de letramento. O segundo abordou a reflexão sobre formação integral. No terceiro momento, apresentamos fundamentação teórica para a prática docente em alfabetização. Nos momentos quarto e quinto, promovemos a troca de experiências e reflexão teórica. Já o sexto momento consistiu na apresentação de uma proposta prática derivada das reflexões construídas nos momentos anteriores. A análise reflexiva da oficina ocorreu através de uma roda de conversa, em que os tópicos aplicados foram avaliados. Como forma de geração de dados, procuramos analisar os documentos oficiais do curso e utilizamos como instrumento um questionário balizador para iniciar uma conversa com a professora da disciplina de prática de alfabetização e letramento e com a coordenadora pedagógica para entender o contexto do local pesquisado. Nessa mesma proposição, seguimos com um questionário semiestruturado para dialogar com os futuros professores dos anos iniciais visando a avaliar a aplicação da oficina. Os resultados apontam que a oficina apresenta certa abrangência para o desenvolvimento de análise crítica das práticas pedagógicas, de modo a articular teoria e técnica de modo prático. Os estudantes destacaram como fator positivo a troca de experiências em cima de abordagens teóricas apreendidas. Pensar a técnica enquanto se pensa a sociedade é criar possibilidades onde não existe receitas prontas, mas caminhos que norteiam a prática profissional e humana omnilateral.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS MESQUITApt_BR
dc.subjectFormação de professores nível médiopt_BR
dc.subjectOmnilateralidadept_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectEducação emancipatóriapt_BR
dc.subjectOficina pedagógicapt_BR
dc.subjectResearch Subject Categories::INTERDISCIPLINARY RESEARCH AREASpt_BR
dc.titleOmnilateralidade na formação profissional do docente em nível médio, modalidade normal: uma proposta didática para o futuro professor alfabetizador.pt_BR
dc.contributor.authorSilva, Liliane Martins Nunes da
dc.typedissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples