• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Omnilateralidade na formação profissional do docente em nível médio, modalidade normal: uma proposta didática para o futuro professor alfabetizador.

Thumbnail
View/Open
Dissertação de Liliane Martins Nunes da Silva (5.366Mb)
Date
2024
Author
Silva, Liliane Martins Nunes da
Metadata
Show full item record
Abstract
A necessidade de um viés omnilateral para a formação profissional de professores de nível médio, modalidade Normal, é uma muito debatida e deve ser buscada em prol de uma prática mais abrangente e crítica. O objetivo desta pesquisa é contribuir para uma formação humana e integral de professores em nível médio técnico para futura atuação nos anos iniciais do Ensino Fundamental, sobretudo com a Alfabetização e os Letramentos. A pesquisa dialoga com os conceitos de formação docente, profissional e de alfabetização e letramento segundo os teóricos como Freire, Soares, Smolka, entre outros autores. Para isso, adotamos a metodologia da pesquisa qualitativa de cunho participante para contribuir na formação de professores, em nível médio, modalidade Normal, do Instituto de Educação Rangel Pestana, no município de Nova Iguaçu- RJ. Como produto educacional, elaboramos uma oficina com práticas de alfabetização voltadas para formação integral do sujeito aprendente, que foi aplicada e avaliada por uma turma do 3o ano Normal da escola parceira. Essa oficina foi composta por seis momentos. O primeiro momento envolveu a conceituação de alfabetização e de letramento. O segundo abordou a reflexão sobre formação integral. No terceiro momento, apresentamos fundamentação teórica para a prática docente em alfabetização. Nos momentos quarto e quinto, promovemos a troca de experiências e reflexão teórica. Já o sexto momento consistiu na apresentação de uma proposta prática derivada das reflexões construídas nos momentos anteriores. A análise reflexiva da oficina ocorreu através de uma roda de conversa, em que os tópicos aplicados foram avaliados. Como forma de geração de dados, procuramos analisar os documentos oficiais do curso e utilizamos como instrumento um questionário balizador para iniciar uma conversa com a professora da disciplina de prática de alfabetização e letramento e com a coordenadora pedagógica para entender o contexto do local pesquisado. Nessa mesma proposição, seguimos com um questionário semiestruturado para dialogar com os futuros professores dos anos iniciais visando a avaliar a aplicação da oficina. Os resultados apontam que a oficina apresenta certa abrangência para o desenvolvimento de análise crítica das práticas pedagógicas, de modo a articular teoria e técnica de modo prático. Os estudantes destacaram como fator positivo a troca de experiências em cima de abordagens teóricas apreendidas. Pensar a técnica enquanto se pensa a sociedade é criar possibilidades onde não existe receitas prontas, mas caminhos que norteiam a prática profissional e humana omnilateral.
URI
https://repositorio.ifrj.edu.br/xmlui/handle/20.500.12083/1183
Collections
  • Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

LoginRegister

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us | Send Feedback
Theme by 
Atmire NV