Omnilateralidade na formação profissional do docente em nível médio, modalidade normal: uma proposta didática para o futuro professor alfabetizador.
Abstract
A necessidade de um viés omnilateral para a formação profissional de professores de
nível médio, modalidade Normal, é uma muito debatida e deve ser buscada em prol
de uma prática mais abrangente e crítica. O objetivo desta pesquisa é contribuir para
uma formação humana e integral de professores em nível médio técnico para futura
atuação nos anos iniciais do Ensino Fundamental, sobretudo com a Alfabetização e
os Letramentos. A pesquisa dialoga com os conceitos de formação docente,
profissional e de alfabetização e letramento segundo os teóricos como Freire, Soares,
Smolka, entre outros autores. Para isso, adotamos a metodologia da pesquisa
qualitativa de cunho participante para contribuir na formação de professores, em nível
médio, modalidade Normal, do Instituto de Educação Rangel Pestana, no município
de Nova Iguaçu- RJ. Como produto educacional, elaboramos uma oficina com práticas
de alfabetização voltadas para formação integral do sujeito aprendente, que foi
aplicada e avaliada por uma turma do 3o ano Normal da escola parceira. Essa oficina
foi composta por seis momentos. O primeiro momento envolveu a conceituação de
alfabetização e de letramento. O segundo abordou a reflexão sobre formação integral.
No terceiro momento, apresentamos fundamentação teórica para a prática docente
em alfabetização. Nos momentos quarto e quinto, promovemos a troca de
experiências e reflexão teórica. Já o sexto momento consistiu na apresentação de
uma proposta prática derivada das reflexões construídas nos momentos anteriores. A
análise reflexiva da oficina ocorreu através de uma roda de conversa, em que os
tópicos aplicados foram avaliados. Como forma de geração de dados, procuramos
analisar os documentos oficiais do curso e utilizamos como instrumento um
questionário balizador para iniciar uma conversa com a professora da disciplina de
prática de alfabetização e letramento e com a coordenadora pedagógica para
entender o contexto do local pesquisado. Nessa mesma proposição, seguimos com
um questionário semiestruturado para dialogar com os futuros professores dos anos
iniciais visando a avaliar a aplicação da oficina. Os resultados apontam que a oficina
apresenta certa abrangência para o desenvolvimento de análise crítica das práticas
pedagógicas, de modo a articular teoria e técnica de modo prático. Os estudantes
destacaram como fator positivo a troca de experiências em cima de abordagens
teóricas apreendidas. Pensar a técnica enquanto se pensa a sociedade é criar
possibilidades onde não existe receitas prontas, mas caminhos que norteiam a prática
profissional e humana omnilateral.