Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorComarú, Michele Waltz
dc.date.accessioned2024-10-10T17:27:43Z
dc.date.available2024-10-10T17:27:43Z
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationREIS, Fabrícia de Mello. Tília: um jogo como recurso para desenvolvimento do trabalho em equipe, cooperação e respeito à diversidade. 63 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Mesquita, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1181
dc.description.abstractConsiderando a educação profissional e tecnológica e a sua articulação e integração com os diferentes níveis e modalidades da educação e as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e tecnologia na perspectiva de melhoria dos processos educativos, esta pesquisa tem como objetivo promover a formação profissional integral do aluno do curso técnico em informática com uso de jogo tendo como foco o trabalho em equipe, cooperação e respeito à diversidade. Busca-se ampliar a visão do aluno, proporcionar uma ação, reflexão e entendimento da sua importância e responsabilidade na sociedade para uma consciência crítica frente à tomada de decisões, levando-o a contribuir no processo de emancipação do indivíduo relacionado ao mundo do trabalho. Neste estudo desenvolveu-se um jogo educativo que teve como foco o trabalho em equipe, a cooperação e o respeito à diversidade. A pesquisa envolve questões relacionadas à: relacionamentos interpessoais, pensamento crítico, criatividade na solução de problemas, exercício da argumentação, prática da empatia, para os alunos do curso técnico em informática do CPTI/FAETERJ- Petrópolis, escola da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC).Neste estudo de caso,como metodologia foram utilizados:entrevista questionário de escala de likert, roda de conversa, observação e diário de bordo, estudo de caso, gravação de áudio de vídeo. A quantidade de alunos envolvidos na pesquisa se deu da seguinte forma: vinte alunos, responderam ao questionário e catorze jogaram o jogo Tília.Os resultados indicam que o uso de jogo como metodologia ativa abre várias possibilidades de aprendizagem como: interação, consciência de responsabilidade social, reflexão da relação teoria e prática e formação da consciência crítica, como também aprendizagem com significância , prazer e descontração, sendo este último apontado pelos alunos como um dos pontos positivo do jogo. Chega-se a conclusão que as interações, debates e reflexões geradas num clima de alegria que gerou experiências que contribuem para a formação humana e integral.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS MESQUITApt_BR
dc.subjectEducação profissional e tecnológicapt_BR
dc.subjectFormação humana integralpt_BR
dc.subjectTrabalho em equipept_BR
dc.subjectJogo educativopt_BR
dc.subjectResearch Subject Categories::INTERDISCIPLINARY RESEARCH AREASpt_BR
dc.titleTília: um jogo como recurso para desenvolvimento do trabalho em equipe, cooperação e respeito à diversidade.pt_BR
dc.contributor.authorReis, Fabrícia de Mello
dc.typedissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples