• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Tília: um jogo como recurso para desenvolvimento do trabalho em equipe, cooperação e respeito à diversidade.

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação de Fabrícia de Mello Reis (2.243Mb)
Data
2024
Autor
Reis, Fabrícia de Mello
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Considerando a educação profissional e tecnológica e a sua articulação e integração com os diferentes níveis e modalidades da educação e as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e tecnologia na perspectiva de melhoria dos processos educativos, esta pesquisa tem como objetivo promover a formação profissional integral do aluno do curso técnico em informática com uso de jogo tendo como foco o trabalho em equipe, cooperação e respeito à diversidade. Busca-se ampliar a visão do aluno, proporcionar uma ação, reflexão e entendimento da sua importância e responsabilidade na sociedade para uma consciência crítica frente à tomada de decisões, levando-o a contribuir no processo de emancipação do indivíduo relacionado ao mundo do trabalho. Neste estudo desenvolveu-se um jogo educativo que teve como foco o trabalho em equipe, a cooperação e o respeito à diversidade. A pesquisa envolve questões relacionadas à: relacionamentos interpessoais, pensamento crítico, criatividade na solução de problemas, exercício da argumentação, prática da empatia, para os alunos do curso técnico em informática do CPTI/FAETERJ- Petrópolis, escola da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC).Neste estudo de caso,como metodologia foram utilizados:entrevista questionário de escala de likert, roda de conversa, observação e diário de bordo, estudo de caso, gravação de áudio de vídeo. A quantidade de alunos envolvidos na pesquisa se deu da seguinte forma: vinte alunos, responderam ao questionário e catorze jogaram o jogo Tília.Os resultados indicam que o uso de jogo como metodologia ativa abre várias possibilidades de aprendizagem como: interação, consciência de responsabilidade social, reflexão da relação teoria e prática e formação da consciência crítica, como também aprendizagem com significância , prazer e descontração, sendo este último apontado pelos alunos como um dos pontos positivo do jogo. Chega-se a conclusão que as interações, debates e reflexões geradas num clima de alegria que gerou experiências que contribuem para a formação humana e integral.
URI
https://repositorio.ifrj.edu.br/xmlui/handle/20.500.12083/1181
Collections
  • Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV