Tília: um jogo como recurso para desenvolvimento do trabalho em equipe, cooperação e respeito à diversidade.
Resumen
Considerando a educação profissional e tecnológica e a sua articulação e integração
com os diferentes níveis e modalidades da educação e as dimensões do trabalho,
da ciência, da cultura e tecnologia na perspectiva de melhoria dos processos
educativos, esta pesquisa tem como objetivo promover a formação profissional
integral do aluno do curso técnico em informática com uso de jogo tendo como foco
o trabalho em equipe, cooperação e respeito à diversidade. Busca-se ampliar a
visão do aluno, proporcionar uma ação, reflexão e entendimento da sua importância
e responsabilidade na sociedade para uma consciência crítica frente à tomada de
decisões, levando-o a contribuir no processo de emancipação do indivíduo
relacionado ao mundo do trabalho. Neste estudo desenvolveu-se um jogo educativo
que teve como foco o trabalho em equipe, a cooperação e o respeito à diversidade.
A pesquisa envolve questões relacionadas à: relacionamentos interpessoais,
pensamento crítico, criatividade na solução de problemas, exercício da
argumentação, prática da empatia, para os alunos do curso técnico em informática
do CPTI/FAETERJ- Petrópolis, escola da Fundação de Apoio à Escola Técnica
(FAETEC).Neste estudo de caso,como metodologia foram utilizados:entrevista
questionário de escala de likert, roda de conversa, observação e diário de bordo,
estudo de caso, gravação de áudio de vídeo. A quantidade de alunos envolvidos na
pesquisa se deu da seguinte forma: vinte alunos, responderam ao questionário e
catorze jogaram o jogo Tília.Os resultados indicam que o uso de jogo como
metodologia ativa abre várias possibilidades de aprendizagem como: interação,
consciência de responsabilidade social, reflexão da relação teoria e prática e
formação da consciência crítica, como também aprendizagem com significância ,
prazer e descontração, sendo este último apontado pelos alunos como um dos
pontos positivo do jogo. Chega-se a conclusão que as interações, debates e
reflexões geradas num clima de alegria que gerou experiências que contribuem para
a formação humana e integral.