Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNascimento, Gabriela Ventura da Silva do
dc.date.accessioned2024-10-10T16:18:18Z
dc.date.available2024-10-10T16:18:18Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationSILVA, Thaís Marinho da. Oficinas de leitura baseadas no livro de Carolina Maria de Jesus “Quarto de despejo - Diário de uma favelada”: Contribuições para formação integral e leitura crítica no Proeja do Colégio Pedro II. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Mesquita, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1178
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como propósito auxiliar o processo de leitura crítica para a formação integral dos alunos concluintes do Curso Técnico em Administração do Proeja do Colégio Pedro II, Campus Engenho Novo II. Delimitamos os concluintes como participantes da pesquisa. Traçamos assim, como recorte metodológico, a pesquisa qualitativa com a natureza de pesquisa participante. A coleta de dados foi realizada com questionário, através de entrevistas individuais que nos permitiram verificar quais seriam as dificuldades e o perfil das concluintes. No segundo momento, houve a estimulação do hábito de ler como ferramenta de informação e desenvolvimento crítico e reflexivo dentro do atual cenário brasileiro com a análise de temas contemporâneos e de conhecimento das participantes. Por fim, a avaliação, através de entrevistas individuais semiestruturadas com a parceria das discentes, no que diz respeito às possíveis contribuições para além da escola. Buscamos então, para atingirmos os objetivos propostos, a elaboração de oficinas de leitura baseadas no livro “Quarto de Despejo- Diário de uma favelada” de Carolina Maria de Jesus, cuja finalidade foi auxiliar a desenvolver o hábito de ler criticamente, contribuindo com a formação integral do indivíduo. Os resultados analisados mostraram que apesar das dificuldades apresentadas e a clara vulnerabilidade social das alunas participantes, o comprometimento e o interesse pelos temas abordados foram bem aceitos, conferindo relevância dos assuntos para o desenvolvimento das discentes. A experiência corroborou com a necessidade de ações inclusivas com o público do Proeja ao longo do curso, no sentido de fortalecer a formação integral para além da escola.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS MESQUITApt_BR
dc.subjectProeja;pt_BR
dc.subjectOficinas de leitura;pt_BR
dc.subjectFormação Integral;pt_BR
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológica.pt_BR
dc.subjectResearch Subject Categories::INTERDISCIPLINARY RESEARCH AREASpt_BR
dc.titleOficinas de leitura baseadas no livro de Carolina Maria de Jesus “Quarto de despejo - Diário de uma favelada”: Contribuições para formação integral e leitura crítica no Proeja do Colégio Pedro II.pt_BR
dc.contributor.authorSilva, Thaís Marinho da
dc.typedissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples