• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Oficinas de leitura baseadas no livro de Carolina Maria de Jesus “Quarto de despejo - Diário de uma favelada”: Contribuições para formação integral e leitura crítica no Proeja do Colégio Pedro II.

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação de Thaís Marinho da Silva (18.17Mb)
Data
2023
Autor
Silva, Thaís Marinho da
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A presente pesquisa teve como propósito auxiliar o processo de leitura crítica para a formação integral dos alunos concluintes do Curso Técnico em Administração do Proeja do Colégio Pedro II, Campus Engenho Novo II. Delimitamos os concluintes como participantes da pesquisa. Traçamos assim, como recorte metodológico, a pesquisa qualitativa com a natureza de pesquisa participante. A coleta de dados foi realizada com questionário, através de entrevistas individuais que nos permitiram verificar quais seriam as dificuldades e o perfil das concluintes. No segundo momento, houve a estimulação do hábito de ler como ferramenta de informação e desenvolvimento crítico e reflexivo dentro do atual cenário brasileiro com a análise de temas contemporâneos e de conhecimento das participantes. Por fim, a avaliação, através de entrevistas individuais semiestruturadas com a parceria das discentes, no que diz respeito às possíveis contribuições para além da escola. Buscamos então, para atingirmos os objetivos propostos, a elaboração de oficinas de leitura baseadas no livro “Quarto de Despejo- Diário de uma favelada” de Carolina Maria de Jesus, cuja finalidade foi auxiliar a desenvolver o hábito de ler criticamente, contribuindo com a formação integral do indivíduo. Os resultados analisados mostraram que apesar das dificuldades apresentadas e a clara vulnerabilidade social das alunas participantes, o comprometimento e o interesse pelos temas abordados foram bem aceitos, conferindo relevância dos assuntos para o desenvolvimento das discentes. A experiência corroborou com a necessidade de ações inclusivas com o público do Proeja ao longo do curso, no sentido de fortalecer a formação integral para além da escola.
URI
https://repositorio.ifrj.edu.br/xmlui/handle/20.500.12083/1178
Collections
  • Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV