Oficinas de leitura baseadas no livro de Carolina Maria de Jesus “Quarto de despejo - Diário de uma favelada”: Contribuições para formação integral e leitura crítica no Proeja do Colégio Pedro II.
Resumo
A presente pesquisa teve como propósito auxiliar o processo de leitura crítica para a
formação integral dos alunos concluintes do Curso Técnico em Administração do
Proeja do Colégio Pedro II, Campus Engenho Novo II. Delimitamos os concluintes
como participantes da pesquisa. Traçamos assim, como recorte metodológico, a
pesquisa qualitativa com a natureza de pesquisa participante. A coleta de dados foi
realizada com questionário, através de entrevistas individuais que nos permitiram
verificar quais seriam as dificuldades e o perfil das concluintes. No segundo momento,
houve a estimulação do hábito de ler como ferramenta de informação e
desenvolvimento crítico e reflexivo dentro do atual cenário brasileiro com a análise de
temas contemporâneos e de conhecimento das participantes. Por fim, a avaliação,
através de entrevistas individuais semiestruturadas com a parceria das discentes, no
que diz respeito às possíveis contribuições para além da escola. Buscamos então, para
atingirmos os objetivos propostos, a elaboração de oficinas de leitura baseadas no
livro “Quarto de Despejo- Diário de uma favelada” de Carolina Maria de Jesus, cuja
finalidade foi auxiliar a desenvolver o hábito de ler criticamente, contribuindo com a
formação integral do indivíduo. Os resultados analisados mostraram que apesar das
dificuldades apresentadas e a clara vulnerabilidade social das alunas participantes, o
comprometimento e o interesse pelos temas abordados foram bem aceitos, conferindo
relevância dos assuntos para o desenvolvimento das discentes. A experiência
corroborou com a necessidade de ações inclusivas com o público do Proeja ao longo
do curso, no sentido de fortalecer a formação integral para além da escola.