Mostrar el registro sencillo del ítem
A formação de professores e a inclusão de alunos com alta habilidades ou superdotação na rede federal de educação profissional, científica e tecnológica.
dc.contributor.advisor | Anjos, Maylta Brandão dos | |
dc.date.accessioned | 2024-10-10T15:55:32Z | |
dc.date.available | 2024-10-10T15:55:32Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Tertuliano Soares e. A formação de professores e a inclusão de alunos com alta habilidades ou superdotação na rede federal de educação profissional, científica e tecnológica. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Mesquita, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/20.500.12083/1177 | |
dc.description.abstract | O estudo proposto tem como tema a inclusão de alunos com altas habilidades ou superdotação (AH ou SD) no Ensino Médio Integrado (EMI), sob a ótica da formação de professores na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Insere-se na linha de pesquisa Práticas Educativas em EPT, sendo abrigado como macroprojeto de inclusão e diversidade em espaços formais e não formais de ensino na EPT. A pesquisa é qualitativa, documental e bibliográfica, tendo como objetivo geral identificar as bases conceituais para o reconhecimento, identificação e atendimento do talento e das altas habilidades ou superdotação a serem incorporados na formação de professores, técnicos de assuntos educacionais e equipes do Atendimento Educacional Especializado (AEE) na EPT da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT). O produto educacional é uma proposta de ensino na forma de um cine debate para ser aplicado na formação de professores para a inclusão de alunos com AH ou SD. O referencial teórico foi construído com base em autores especialistas em temas da EPT, EMI, Formação de Professores, Inteligência Humana, Altas Habilidades ou Superdotação e Políticas Públicas para inclusão de alunos com AH ou SD. Os resultados alcançados remetem à compreensão e seleção dos conteúdos essenciais para as bases conceituais sobre a inclusão de AH ou SD na formação de professores e dos profissionais da educação da RFEPCT, em conformidade com a legislação atual e o estado da arte no campo da inclusão de AH ou SD. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IFRJ - CAMPUS MESQUITA | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professores; | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica; | pt_BR |
dc.subject | Altas Habilidades ou Superdotação; | pt_BR |
dc.subject | Políticas Públicas; | pt_BR |
dc.subject | Inclusão. | pt_BR |
dc.subject | Research Subject Categories::INTERDISCIPLINARY RESEARCH AREAS | pt_BR |
dc.title | A formação de professores e a inclusão de alunos com alta habilidades ou superdotação na rede federal de educação profissional, científica e tecnológica. | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Tertuliano Soares e | |
dc.type | dissertação | pt_BR |