Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAnjos, Maylta Brandão dos
dc.date.accessioned2024-10-10T15:55:32Z
dc.date.available2024-10-10T15:55:32Z
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationSILVA, Tertuliano Soares e. A formação de professores e a inclusão de alunos com alta habilidades ou superdotação na rede federal de educação profissional, científica e tecnológica. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica), Instituto Federal do Rio de Janeiro, Mesquita, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/20.500.12083/1177
dc.description.abstractO estudo proposto tem como tema a inclusão de alunos com altas habilidades ou superdotação (AH ou SD) no Ensino Médio Integrado (EMI), sob a ótica da formação de professores na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Insere-se na linha de pesquisa Práticas Educativas em EPT, sendo abrigado como macroprojeto de inclusão e diversidade em espaços formais e não formais de ensino na EPT. A pesquisa é qualitativa, documental e bibliográfica, tendo como objetivo geral identificar as bases conceituais para o reconhecimento, identificação e atendimento do talento e das altas habilidades ou superdotação a serem incorporados na formação de professores, técnicos de assuntos educacionais e equipes do Atendimento Educacional Especializado (AEE) na EPT da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT). O produto educacional é uma proposta de ensino na forma de um cine debate para ser aplicado na formação de professores para a inclusão de alunos com AH ou SD. O referencial teórico foi construído com base em autores especialistas em temas da EPT, EMI, Formação de Professores, Inteligência Humana, Altas Habilidades ou Superdotação e Políticas Públicas para inclusão de alunos com AH ou SD. Os resultados alcançados remetem à compreensão e seleção dos conteúdos essenciais para as bases conceituais sobre a inclusão de AH ou SD na formação de professores e dos profissionais da educação da RFEPCT, em conformidade com a legislação atual e o estado da arte no campo da inclusão de AH ou SD.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherIFRJ - CAMPUS MESQUITApt_BR
dc.subjectFormação de Professores;pt_BR
dc.subjectEducação Profissional e Tecnológica;pt_BR
dc.subjectAltas Habilidades ou Superdotação;pt_BR
dc.subjectPolíticas Públicas;pt_BR
dc.subjectInclusão.pt_BR
dc.subjectResearch Subject Categories::INTERDISCIPLINARY RESEARCH AREASpt_BR
dc.titleA formação de professores e a inclusão de alunos com alta habilidades ou superdotação na rede federal de educação profissional, científica e tecnológica.pt_BR
dc.contributor.authorSilva, Tertuliano Soares e
dc.typedissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples