• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Teses e Dissertações
  • Teses e Dissertações defendidas no IFRJ
  • Multidisciplinar
  • Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A formação de professores e a inclusão de alunos com alta habilidades ou superdotação na rede federal de educação profissional, científica e tecnológica.

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação de Tertuliano Soares e Silva (4.859Mb)
Data
2023
Autor
Silva, Tertuliano Soares e
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O estudo proposto tem como tema a inclusão de alunos com altas habilidades ou superdotação (AH ou SD) no Ensino Médio Integrado (EMI), sob a ótica da formação de professores na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Insere-se na linha de pesquisa Práticas Educativas em EPT, sendo abrigado como macroprojeto de inclusão e diversidade em espaços formais e não formais de ensino na EPT. A pesquisa é qualitativa, documental e bibliográfica, tendo como objetivo geral identificar as bases conceituais para o reconhecimento, identificação e atendimento do talento e das altas habilidades ou superdotação a serem incorporados na formação de professores, técnicos de assuntos educacionais e equipes do Atendimento Educacional Especializado (AEE) na EPT da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT). O produto educacional é uma proposta de ensino na forma de um cine debate para ser aplicado na formação de professores para a inclusão de alunos com AH ou SD. O referencial teórico foi construído com base em autores especialistas em temas da EPT, EMI, Formação de Professores, Inteligência Humana, Altas Habilidades ou Superdotação e Políticas Públicas para inclusão de alunos com AH ou SD. Os resultados alcançados remetem à compreensão e seleção dos conteúdos essenciais para as bases conceituais sobre a inclusão de AH ou SD na formação de professores e dos profissionais da educação da RFEPCT, em conformidade com a legislação atual e o estado da arte no campo da inclusão de AH ou SD.
URI
https://repositorio.ifrj.edu.br/xmlui/handle/20.500.12083/1177
Collections
  • Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

EntrarCadastro

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV